A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32592Keywords:
Saberes – Processo Ensino e Aprendizagem – Prática DocenteAbstract
O presente artigo busca trazer as concepções que os professores tem e fazem da prática docente como um dos responsáveis pela constituição dos saberes, para tanto o relato de alguns professores de educação básica evidenciam a árdua missão do ser professor. No primeiro momento, faz-se uma análise sobre os saberes docente a partir de Tardif et al (1991), Pimenta (1999), Cunha (1999), dentre outros que também irão refletir sobre a estreita relação entre professores e alunos. Já em um segundo momento, far-se-á a correlação entre as concepções pedagógicas e ato de ensinar e aprender, os quais implicam um direcionamento para reflexões acerca dos sujeitos que estejam imersos neste processo. Em um terceiro momento, será analisado o diálogo entre o professor e aluno, a estreita relação estabelecida durante a prática pedagógica docente. Por fim, colocar as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula no foco de análise representa sempre novas indagações acerca do fazer metodológico os quais possibilitam uma reestruturação e adequação do ato de desvendar e conquistar novos espaços e aprendizagens.Downloads
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