AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS REFORMAS EDUCACIONAIS NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-74)

Autores/as

  • Marcelo Gonzaga dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1320

Palabras clave:

História da Educação no Brasil, regime militar, política educacional, reformas educacionais.

Resumen

O presente artigo vem demonstrar que tanto a legislação educacional, como os planos governamentais para a área, refletem as continuidades e mudanças no regime político brasileiro e, por isso, tomando-se por base a sua análise, é possível avaliar o papel específico dos militares no cenário da produção e transmissão das políticas educacionais no período de 1964 a 1974.

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Biografía del autor/a

Marcelo Gonzaga dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Mestrando em Educação pela UFSCar (2011), licenciado e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e graduado em Pedagogia pela UNIFRAN (2010). Atuou como bolsista de iniciação científica do CNPQ, desenvolvendo pesquisa abrangendo as áreas de Política Educacional, Regime Militar, História da Educação no Brasil e Fundamentos da Educação. Foi Coordenador-Geral do Centro Acadêmico de História "Gabriel Roy" (1994-95). Possui experiência de 15 anos na área de Educação, atuando como docente, principalmente, na Educação Básica (Ensino Fundamental Ciclos I e II e Ensino Médio). Atualmente é Professor Titular de Cargo Efetivo da SEE/SP.

Publicado

2012-09-14

Cómo citar

SANTOS, Marcelo Gonzaga dos. AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS REFORMAS EDUCACIONAIS NA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-74). Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i12.1320. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20381. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres