A avaliação em larga escala: a prova Paraná e o processo de mercantilização da educação no estado paranaense

the Paraná test and the process of commercialization of education in the state of Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76912

Palavras-chave:

Prova Paraná, Educação, Avaliação em larga escala, Políticas liberais

Resumo

O presente artigo, que parte de uma pesquisa bibliográfica com caráter crítico-analítico, apresenta como objetivo uma possibilidade de diálogo a respeito da avaliação em larga escala e sua ligação com o sistema liberal, além de seus propósitos e sua perspectiva gerencialista. Evidenciamos, aqui, a avaliação em seus diversos aspectos, tendo como lócus principal o âmbito estadual, com a realização da Prova Paraná, que desvela caminhos das políticas educacionais do Estado. Tal Prova tem se alinhado às perspectivas liberais que enfatizam os resultados em detrimento do processo de aprendizagem. A realização dessa avaliação ocorre desde 2019, trazendo drásticas consequências para as escolas, uma vez que atrela o currículo imposto às provas, repercutindo como uma forma de controle para a formação da classe trabalhadora estudantil jovem. À guisa de resultados, propomos, com esta pesquisa, um olhar crítico sobre esse método avaliativo estadual, com vistas à busca por uma educação de qualidade, pautada na ciência e no aprofundamento teórico-metodológico que fundamentam a criticidade. Isso levando em conta que a escola não pode ser compreendida como uma arena de mensuração de projetos estatísticos-mercadológicos. A qualidade do ensino deve estar desvinculada do olhar do setor empresarial para dentro da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçlão em História, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Pedro Alves, Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Referências

ASSIS. L. M. L.; DEITOS, R. A.; DOLLA, M. C. A qualidade da educação versus resultados das avaliações em larga escala: uma breve reflexão. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N. 35, abr./jun., 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23912> Acesso em: 11 nov. 2023.

DIAS SOBRINHO, J. (2002). Universidade e Avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis - SC: Insular; 2002.

FERRETI, J. C. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Revista Estudos Avançados. 32 (93), mai./ago., 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt#> Acesso em: 04 abr. 2024.

FILIPE, F. A.; SILVA, D. S.; COSTA, A. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 783-803, jul./set. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF# >Acesso em: 30 de mai. 2024.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

GONÇALVES, A. M.; GUERRA, D.; DEITOS, R. A. Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, p. 891-908, ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14018> Acesso em: 17 jan. 2024.

GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2015.

MACHADO, M. L. O.; PASINI, J. F. S. Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I. Disponível em: <https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059> Acesso em: 23 nov. 2023.

NEVES, L. M. W. Brasil século XXI: propostas educacionais em disputa. In.: LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). Liberalismo e educação em debate. São Paulo: Autores Associados, Histedbr, 2007, p. 205-221.

PARANÁ. Ofício Circular nº 007/2019 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2019.

PARANÁ. Ofício Circular nº 106/2019 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2019.

PARANÁ. Ofício Circular nº 004/2022 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2022.

RAMIRES, M. Do que se trata o projeto de terceirização das escolas do Paraná? Brasil de Fato, Curitiba, 25 de maio de 2024. Disponível em <https://www.brasildefatopr.com.br/2024/05/25/do-que-se-trata-o-projeto-de-terceirizacao-das-escolas-do-parana> Acesso em: 29 mai. 2024.

SAVARIS, S. B. Os impactos da prova Paraná em escolas das redes municipal e estadual de educação básica. Dissertação de mestrado. 135f. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), 2022. Disponível em: <https://tede.unioeste.br/handle/tede/6259> Acesso em: 04 jan. 2024.

SILVA, M. R.; BARBOSA, R. P.; KORBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 399-417, mai./ago. 2022. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=fWvuv4gAAAAJ&citation_for_view=fWvuv4gAAAAJ:8k81kl-MbHgC> Acesso em: 12 dez. 2023.

SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, M. C. Avaliação de desempenho docente: contradições da política-para-poucos-na era do para-todos. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 89-107, Goiás, 2013.

SOUSA, C. P.; FERREIRA, S. L. Avaliação de larga escala e da aprendizagem na escola: um diálogo necessário. Psicol. educ., São Paulo, n. 48, p. 13-23, jun. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752019000100003&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 27 mai. 2024.

TEDESCO, A. L.; REBELATTO, D.; TEDESCO, P. N. O processo de avaliação em larga escala e a qualidade social da educação no oeste catarinense: limites e possibilidades. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, Vol. XII, Nº 23, p. 61-89, jan/jun 2019. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1048> Acesso em: 06 fev. 2024.

ZANARDINI, J. B. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). 2008. Tese de Doutorado. 208f. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação. Cascavel: Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 127-143, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21409> Acesso em: 18 jan. 2024.

WITEZE, E.M.; SILVA, R. H. R. Avaliação em larga escala e educação especial inclusiva: o embate entre duas lógicas. Revista Educação Especial, 32, e111/, p. 1-22. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39687> Acesso em: 20 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

ANDRÉ, Ana Paula; ALVES, Pedro. A avaliação em larga escala: a prova Paraná e o processo de mercantilização da educação no estado paranaense: the Paraná test and the process of commercialization of education in the state of Paraná. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76912. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76912. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres