A avaliação em larga escala: a prova Paraná e o processo de mercantilização da educação no estado paranaense
the Paraná test and the process of commercialization of education in the state of Paraná
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76912Palavras-chave:
Prova Paraná, Educação, Avaliação em larga escala, Políticas liberaisResumo
O presente artigo, que parte de uma pesquisa bibliográfica com caráter crítico-analítico, apresenta como objetivo uma possibilidade de diálogo a respeito da avaliação em larga escala e sua ligação com o sistema liberal, além de seus propósitos e sua perspectiva gerencialista. Evidenciamos, aqui, a avaliação em seus diversos aspectos, tendo como lócus principal o âmbito estadual, com a realização da Prova Paraná, que desvela caminhos das políticas educacionais do Estado. Tal Prova tem se alinhado às perspectivas liberais que enfatizam os resultados em detrimento do processo de aprendizagem. A realização dessa avaliação ocorre desde 2019, trazendo drásticas consequências para as escolas, uma vez que atrela o currículo imposto às provas, repercutindo como uma forma de controle para a formação da classe trabalhadora estudantil jovem. À guisa de resultados, propomos, com esta pesquisa, um olhar crítico sobre esse método avaliativo estadual, com vistas à busca por uma educação de qualidade, pautada na ciência e no aprofundamento teórico-metodológico que fundamentam a criticidade. Isso levando em conta que a escola não pode ser compreendida como uma arena de mensuração de projetos estatísticos-mercadológicos. A qualidade do ensino deve estar desvinculada do olhar do setor empresarial para dentro da escola.
Downloads
Referências
ASSIS. L. M. L.; DEITOS, R. A.; DOLLA, M. C. A qualidade da educação versus resultados das avaliações em larga escala: uma breve reflexão. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N. 35, abr./jun., 2020. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23912> Acesso em: 11 nov. 2023.
DIAS SOBRINHO, J. (2002). Universidade e Avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis - SC: Insular; 2002.
FERRETI, J. C. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Revista Estudos Avançados. 32 (93), mai./ago., 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt#> Acesso em: 04 abr. 2024.
FILIPE, F. A.; SILVA, D. S.; COSTA, A. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 783-803, jul./set. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF# >Acesso em: 30 de mai. 2024.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
GONÇALVES, A. M.; GUERRA, D.; DEITOS, R. A. Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, p. 891-908, ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14018> Acesso em: 17 jan. 2024.
GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 2015.
MACHADO, M. L. O.; PASINI, J. F. S. Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I. Disponível em: <https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059> Acesso em: 23 nov. 2023.
NEVES, L. M. W. Brasil século XXI: propostas educacionais em disputa. In.: LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). Liberalismo e educação em debate. São Paulo: Autores Associados, Histedbr, 2007, p. 205-221.
PARANÁ. Ofício Circular nº 007/2019 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2019.
PARANÁ. Ofício Circular nº 106/2019 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2019.
PARANÁ. Ofício Circular nº 004/2022 DEDUC/SEED. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação – SEED, Curitiba, 2022.
RAMIRES, M. Do que se trata o projeto de terceirização das escolas do Paraná? Brasil de Fato, Curitiba, 25 de maio de 2024. Disponível em <https://www.brasildefatopr.com.br/2024/05/25/do-que-se-trata-o-projeto-de-terceirizacao-das-escolas-do-parana> Acesso em: 29 mai. 2024.
SAVARIS, S. B. Os impactos da prova Paraná em escolas das redes municipal e estadual de educação básica. Dissertação de mestrado. 135f. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), 2022. Disponível em: <https://tede.unioeste.br/handle/tede/6259> Acesso em: 04 jan. 2024.
SILVA, M. R.; BARBOSA, R. P.; KORBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 399-417, mai./ago. 2022. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=fWvuv4gAAAAJ&citation_for_view=fWvuv4gAAAAJ:8k81kl-MbHgC> Acesso em: 12 dez. 2023.
SHIROMA, E. O.; SCHNEIDER, M. C. Avaliação de desempenho docente: contradições da política-para-poucos-na era do para-todos. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 89-107, Goiás, 2013.
SOUSA, C. P.; FERREIRA, S. L. Avaliação de larga escala e da aprendizagem na escola: um diálogo necessário. Psicol. educ., São Paulo, n. 48, p. 13-23, jun. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752019000100003&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 27 mai. 2024.
TEDESCO, A. L.; REBELATTO, D.; TEDESCO, P. N. O processo de avaliação em larga escala e a qualidade social da educação no oeste catarinense: limites e possibilidades. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, Vol. XII, Nº 23, p. 61-89, jan/jun 2019. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1048> Acesso em: 06 fev. 2024.
ZANARDINI, J. B. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). 2008. Tese de Doutorado. 208f. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação. Cascavel: Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 127-143, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21409> Acesso em: 18 jan. 2024.
WITEZE, E.M.; SILVA, R. H. R. Avaliação em larga escala e educação especial inclusiva: o embate entre duas lógicas. Revista Educação Especial, 32, e111/, p. 1-22. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39687> Acesso em: 20 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.