Aproximação à escola com pesquisa no estágio de futuros professores durante o confinamento da Covid-19: narrativas luso-brasileiras

narrativas luso-brasileiras

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano
  • Teresa Sarmento
  • Patrícia Gouvêa Nunes

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i1.76884

Resumo

Neste texto, apresenta-se o resultado de uma pesquisa, cujo objeto de análise é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), ocorrido durante o confinamento provocado pela pandemia mundial designada Covid-19. O objetivo é desocultar por meio de narrativas (auto)biográficas, a experiência de ECS na formação inicial de professores de Brasil, Instituto Federal Goiano e de Portugal, Universidade do Minho no cenário fatídico desse período inusitado. Como procedimento metodológico, utilizaram-se das narrativas (auto)biográficas, das pesquisadoras e narrativas(auto)biográficas, de estagiários descritas em portfólios. Os resultados indicam que, apesar dos efeitos perversos da pandemia nas práticas de estágio, como dificuldades de concentração dos estagiários, de acesso às aulas síncronas, de conciliar, no mesmo ambiente, os tempos de família e estudo, os(as) estagiários (as) deram uma devolutiva significativa, a começar pela colaboração com os professores acompanhantes/supervisores, em face das atividades de diagnóstico virtual e elaboração de projeto de ensino e investigação, evidenciando postura investigativa, reflexiva, sobre as diversas facetas a que a escola foi submetida no processo de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

Doutorado em educação pela Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede publica de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como orientadora do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; TERESA SARMENTO; PATRÍCIA GOUVÊA NUNES. Aproximação à escola com pesquisa no estágio de futuros professores durante o confinamento da Covid-19: narrativas luso-brasileiras: narrativas luso-brasileiras. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i1.76884. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76884. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres