Modelagem Matemática e o uso do Princípio da Indução Finita no conteúdo PA e PG do 2º ano do ensino médio

Autores

  • Fernando Alcy das Chagas Pereira de Souza Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Ana Maria Libório Oliveira Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75165

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação realizada no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática. A investigação teve o objetivo geral em analisar as demonstrações do princípio da indução finita, para verificar se abordagem é eficaz no que tange a compreensão e resolução dos exercícios de PA e PG por parte dos alunos do ensino médio. Dessa forma, utilizou-se da modelagem matemática como metodologia de ensino, e a investigação de Burak como metodologia de pesquisa. Os dados da pesquisa apresentaram que é possível aplicar as demonstrações matemáticas com os alunos do ensino médio e a modelagem matemática é eficiente nos processos das demonstrações. As resoluções enviadas pelos alunos trazem as demonstrações da soma dos termos de uma progressão aritmética, como também, a demonstração da soma dos termos de uma progressão geométrica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Alcy das Chagas Pereira de Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB (2022). Possui experiência com monitorias em disciplinas da graduação e do ensino básico. Atualmente, é professor substituto pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Aprovado para o curso de Mestrado Profissional em Matemática pela UnB com início em fevereiro.

Ana Maria Libório Oliveira, Institituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Educação Matemática - UMINHO (2021), Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com experiência na área de Física, Química, Biologia e Matemática. Sobretudo, atuando na Formação de Professores e Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

DAS CHAGAS PEREIRA DE SOUZA, Fernando Alcy; OLIVEIRA, Ana Maria Libório. Modelagem Matemática e o uso do Princípio da Indução Finita no conteúdo PA e PG do 2º ano do ensino médio . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i2.75165. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75165. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres