Modelagem Matemática e o uso do Princípio da Indução Finita no conteúdo PA e PG do 2º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.75165Resumo
Este artigo apresenta os resultados da investigação realizada no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática. A investigação teve o objetivo geral em analisar as demonstrações do princípio da indução finita, para verificar se abordagem é eficaz no que tange a compreensão e resolução dos exercícios de PA e PG por parte dos alunos do ensino médio. Dessa forma, utilizou-se da modelagem matemática como metodologia de ensino, e a investigação de Burak como metodologia de pesquisa. Os dados da pesquisa apresentaram que é possível aplicar as demonstrações matemáticas com os alunos do ensino médio e a modelagem matemática é eficiente nos processos das demonstrações. As resoluções enviadas pelos alunos trazem as demonstrações da soma dos termos de uma progressão aritmética, como também, a demonstração da soma dos termos de uma progressão geométrica.
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