Como dormem as crianças pretas?

Saberes- inquietudes - experiências para despertar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i1.71415

Resumo

Resumo

 

Este artigo nasce das inquietações de duas professoras da rede pública de ensino. Duas mulheres das classes populares concursadas e atuantes no espaço da Educação Infantil da rede municipal de Niterói. O texto compartilha experiências com as crianças das crianças das classes populares, em sua maioria negras, como possibilidade de diálogos com práticas e teorias que fortaleçam a educação para   as relações étnico raciais no cotidiano da Educação Infantil. Traz reflexões decorrentes de uma pesquisa de mestrado concluída e outra pesquisa de mestrado que se inicia. Como professoras pesquisadoras atuando na mesma unidade escolar nos colocamos a pensar as infâncias como potência, como força instauradora de transformações da nossa prática pedagógica. O encontro de nossos corpos e de nossas pesquisas intentam outras formas de pensar a relação entre educar-cuidar as infâncias. Atentando para as experiências que atravessam os corpos negros no cotidiano de uma escola de Educação Infantil.  Este texto compartilha sentidos e sentimentos de duas professoras que lutam por práticas antirracistas e desejam provocar modos outros de educar-cuidar as crianças negras e não negras das classes populares.                                           

Palavras-chave: Educação infantil. Crianças negras. Classes populares.

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Monteiro Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2017), especialização em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO pela Faculdade de Educação São Luís(2019). Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua como Professor 1 na Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi. 

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

DOS SANTOS GOMES DE OLIVEIRA, Joana Paula; MONTEIRO SILVA, Milena. Como dormem as crianças pretas? : Saberes- inquietudes - experiências para despertar. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 1, p. 1–10, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i1.71415. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71415. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres