A modalidade de tênis de mesa e a realidade de um aluno em condição de deficiência da zona rural de um município goiano: um estudo de caso

Autores

  • Reila Campos Guimarães de Araújo Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Calixto Júnior de Souza Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Jean Pablo Nery Rede Estadual de Ensino https://orcid.org/0000-0002-6379-8246
  • Ludmila Jayme Borges
  • Gleydson Alves Silva Secretaria de Estado da Saúde De Goiás

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.70664

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do tênis de mesa no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e educacionais do aluno em condição de deficiência   por meio de uma pesquisa descritiva, realizada em uma cidade do sudoeste goiano. A população-alvo do presente estudo foi constituída por um aluno em condição de deficiência por meio de entrevistas, pois observou-se que dentro do contexto escolar existe um acompanhamento a educação inclusiva, na qual os alunos participam tendo ou não necessidades especiais na mesma atividade, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Assim, a prática do tênis de mesa pode auxiliar o professor na conscientização dos educandos, não somente nas aulas de Educação Física, mas também em todos os campos da aprendizagem e da vida. Conclui-se que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, além disso a escola é vista como um lugar de convivência que permite ao aluno estar continuamente se superando e socializando através da prática do tênis de mesa na escola, trazendo diversos benefícios como melhora de raciocínio, habilidades, equilíbrio e coordenação motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reila Campos Guimarães de Araújo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Universidade Federal de Goiás

Departamento: Unidade de Ciências da Saúde - Faculdade de Enfermagem.

Calixto Júnior de Souza, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPEINTER/IFG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC/IFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Verde

Jean Pablo Nery , Rede Estadual de Ensino

Profissional de Educação Física. Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas. Professor na rede estadual de ensino, Rio Verde – GO

Ludmila Jayme Borges

Mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora na rede estadual de ensino. Docente na UNIBRAS, Rio Verde – GO

Gleydson Alves Silva , Secretaria de Estado da Saúde De Goiás

Profissional de Educação Física. Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas. Subcoordenador Regional de apoio a Educação Permanente, Regional de Saúde Sudoeste I, Rio Verde – GO

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

GUIMARÃES DE ARAÚJO, Reila Campos; JÚNIOR DE SOUZA , Calixto; PABLO NERY, Jean; JAYME BORGES, Ludmila; ALVES SILVA , Gleydson. A modalidade de tênis de mesa e a realidade de um aluno em condição de deficiência da zona rural de um município goiano: um estudo de caso. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 1–16, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.70664. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70664. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres