O ensino de filosofia na educação das crianças: perfil político pedagógico

Autores

  • Beatriz Silveira de Paula Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, beatriz_depaula@outlook.com.br
  • Edson de Sousa Brito Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, edsonbrito@ufj.edu.br
  • José Silvio de Oliveira Universidade Federal de Jataí https://orcid.org/0000-0002-3600-3655

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.70617

Resumo

Compreender a natureza, isto é, o sentido da filosofia educativa para crianças como meio formativo, político e intelectual é a meta desse ensaio. O atual problema na ausência dos conteúdos filosóficos essenciais, sobretudo, no ensino público infantil brasileiro, sem dúvida, inibe e limita, o estímulo ao pensamento, aos questionamentos da própria formação da educação infantil. A metodologia aplicada possui caráter exploratório, qualitativo, bibliográfico. O artigo divide-se em três partes sistematizadas: a) a compreensão sobre a filosofia pedagógica e poder político estatal; b) a filosofia educativa, escola, vida infantil e, finalmente, c) o Estatuto da Criança e do Adolescente como marco legal constituinte fundamental ao exercício dos direitos infantis. As referências adotadas são: Coêlho (2001), Lipmann (2001), Lima (2018). A instabilidade democrática instaurada, reforça necessidade à luta coletiva política, em movimentos antirracistas, antifascistas, especialmente, ao feminismo, afim de reformas socioculturais a revolução. Manutenção da liberdade e, felicidade está/é sob controle governamental no espaço onde a tecnologia regula o poder da verdade; a arte da filosofia, em diversas formas de representação, simboliza sentimento da esperança, no espaço de ignorância. Romper com as questões contrárias à filosofia do aspecto infanto-juvenil no mundo pós-moderno é, tarefa universal impreterível na sociedade, cultura, educação, em instituições da educação infantil.

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Biografia do Autor

José Silvio de Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Professor de filosofia da Universidade Federal de Jataí. Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)e Estudos Clássicos e Humanísticos na Universidade de Coimbra Portugal. Mestrado pela Universidade Federal de Goiás (2004). Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEB -1997). Especialista em Comunicação Social (USF-1999). Graduado em Administração de Empresas Rurais.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

SILVEIRA DE PAULA, Beatriz; DE SOUSA BRITO, Edson; DE OLIVEIRA, José Silvio. O ensino de filosofia na educação das crianças: perfil político pedagógico. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–28, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.70617. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70617. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres