Equoterapia como Terapia Auxiliar no Tratamento de Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Discalculia

estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.69747

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de documentar a história do Centro de Equoterapia (CE) do IFMG Campus Bambuí e o trabalho da equipe que atende a pessoas do município de Bambuí-MG e região. Para exemplificar o trabalho desta equipe e os ganhos para os praticantes atendidos pelo CE, escolheu-se para exemplificar os benefícios da prática equoterápica o caso de um aluno da rede estadual de ensino recebido já com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que, posteriormente, foi diagnosticado com discalculia pela equipe multidisciplinar deste centro de atendimento. O planejamento e trabalho individualizados contribuíram para ganhos expressivos na autoconfiança, na autonomia do aluno-praticante para tarefas cotidianas, evolução no aprendizado de operações matemáticas com suporte de materiais concretos e em ganhos socioeducacionais, chancelando o entendimento dos pesquisadores de que a Equoterapia se constitui como uma estratégia de inclusão socioeducativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Garcia de Carvalho, IFMG Campus Bambuí

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2009) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Atualmente é professor do Campus Bambuí do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Agrícola.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

ALVES PEREIRA, Cláudio; GARCIA DE CARVALHO, Humberto. Equoterapia como Terapia Auxiliar no Tratamento de Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Discalculia: estudo de caso. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 2, p. 1–19, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i2.69747. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/69747. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres