Equoterapia como Terapia Auxiliar no Tratamento de Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Discalculia
estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.69747Resumo
Este trabalho tem o objetivo de documentar a história do Centro de Equoterapia (CE) do IFMG Campus Bambuí e o trabalho da equipe que atende a pessoas do município de Bambuí-MG e região. Para exemplificar o trabalho desta equipe e os ganhos para os praticantes atendidos pelo CE, escolheu-se para exemplificar os benefícios da prática equoterápica o caso de um aluno da rede estadual de ensino recebido já com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que, posteriormente, foi diagnosticado com discalculia pela equipe multidisciplinar deste centro de atendimento. O planejamento e trabalho individualizados contribuíram para ganhos expressivos na autoconfiança, na autonomia do aluno-praticante para tarefas cotidianas, evolução no aprendizado de operações matemáticas com suporte de materiais concretos e em ganhos socioeducacionais, chancelando o entendimento dos pesquisadores de que a Equoterapia se constitui como uma estratégia de inclusão socioeducativa.
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