O Papel do professor na sociedade na visão dos acadêmicos de licenciatura em história

Autores

  • Maria Luiza Antoniucci Zadra Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná, Brasil, marialantoniucci@gmail.com
  • Maria Paula Costa Universidade Estadual do Centro Oeste, (UNICENTRO), Paraná, Brasil, paulaecosta@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.68846

Resumo

O presente estudo visa analisar qual é a compreensão dos acadêmicos e das acadêmicas da 4ª série (matutina e noturna) do curso de Licenciatura em História de uma universidade estadual acerca de como o professor age na atualidade e qual é o seu papel, bem como a recepção que a sociedade tem às atribuições destes profissionais. Para tanto, os alunos e as alunas responderam à questão: “Para você qual é o papel que o professor (a) desempenha na sociedade atual?”, que integra o questionário da pesquisa isolada (PqI) da docente Maria Paula Costa. O cenário da educação no Brasil tem sofrido bruscas mudanças nos últimos anos com a ascensão das políticas neoliberais e com a desvalorização do docente, esta identificada por Taffarel e Neves (2019). Portanto, ao reconhecer que existem novos obstáculos para a educação – e consequentemente para o ensino de história – é imprescindível uma análise cuidadosa acerca dos anseios e das aflições dos formandos e das formandas dos cursos de Licenciatura em História.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

ANTONIUCCI ZADRA, Maria Luiza; COSTA, Maria Paula. O Papel do professor na sociedade na visão dos acadêmicos de licenciatura em história. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–21, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.68846. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/68846. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres