O desmantelamento dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás ante as políticas autoritárias de governos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.67331

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as consequências da crise que a Universidade Estadual de Goiás vem enfrentando nos últimos anos, particularmente o fechamento de cursos de licenciatura. Nesse contexto, apresentamos os processos que desencadearam tal crise e os seus efeitos, e, ainda, apontamos como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), com suas perspectivas no processo de avaliação e qualificação das IES, vem contribuindo para o desmantelamento dos cursos de licenciaturas na Universidade Estadual de Goiás. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, processo em que foram de suma importância as análises das legislações instituídas pela UEG e de seus relatórios institucionais. Embora a crise da UEG seja um processo ainda em curso, podemos inferir que o fechamento dos seus cursos de licenciatura tem ocorrido dentro de um contexto de truculência e autoritarismo, colocando em questão a autonomia da UEG e, acima de tudo, o direito à educação superior pública no estado de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilane Eulália de Souza, Universidade Estadual de Goiás, (UEG), Goiás, Brasil, francilanee@hotmail.com

Graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Doutorado em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Doutorado Sanduich pela Universidade de Alicante- Espanha. Atualmente é titular da Universidade Estadual de Goiás Campus Formosa. Lider do GEPER - Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural. É menbro do Núcleo Estruturante do curso de Geografia da UEG Câmpus Formosa. É mebro da Comissão Interna de Avaliação do Sistema de Cotas- Grupo Negros do Câmpus de Formosa. Tem atuado na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e na Geografia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, campesinato, luta pela terra e estágio supervisionado em Geografia.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

DE SOUZA, Francilane Eulália. O desmantelamento dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás ante as políticas autoritárias de governos. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–21, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.67331. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/67331. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres