Educação profissional(izante): desafios ao ensino de Filosofia e Sociologia em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v18i1.66097

Resumo

A curricularização de certas disciplinas escolares, na Educação Básica brasileira, como a Filosofia e a Sociologia, passa por dificuldades, em decorrência de mudanças no cenário político-econômico, marcado inevitavelmente por nuances ideológicas. Reintroduzidas no currículo em 2008, mas depreciadas pelo governo atual, essas disciplinas concorrem para a formação do estudante – como pessoa, profissional e cidadão –, independentemente do percurso escolar “escolhido” no Ensino Médio ou para a formação profissional universitária. Num contexto de reduzido interesse pela carreira do magistério, políticas públicas como o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica (RP) são importantes estratégias de aprimoramento da formação inicial e continuada de professores. Neste artigo, trataremos de resultados parciais de pesquisa interinstitucional (que congrega pesquisadores de quatro universidades mineiras) sobre egressos do Pibid, atualmente em exercício em diferentes redes (pública e privada), e suas reflexões sobre sua profissionalização, o impacto do Pibid como forma de minimizar o “choque de realidade”, ao imergirem na carreira e se darem contas das complexidades e contínuas demandas da docência. Concluímos que a profissionalização se dá num contexto de relações intersubjetivas em que significados são (re)construídos, negociados e a autonomia dos sujeitos (docentes e discentes) vai sendo consolidada a partir dos acertos e alegrias, mas também das frustrações e erros cometidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ev Angela Batista R. de BARROS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professora Adjunta IV da PUC Minas.  Departamento de Letras e PPG de Letras.  Coordenadora Institucional do PIBID PUC Minas (2018-2020). Editora de Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão e da Revista do ICH. 

Andreia Dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professora Adjunta IV da PUC Minas. Departamento de Ciências Sociais. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

BARROS, Ev Angela Batista R. de; DOS SANTOS, Andreia. Educação profissional(izante): desafios ao ensino de Filosofia e Sociologia em Minas Gerais. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 01–19, 2022. DOI: 10.5216/rir.v18i1.66097. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/66097. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Profissional