A supervisão em Psicologia como espaço de formação e de acolhimento

Autores

  • Érico Douglas Vieira Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, ericopsi@yahoo.com.br
  • Jéssica Rodrigues de Souza Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, jessicarodrigues.96@live.com

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i2.65955

Resumo

O plantão psicológico é uma forma de atendimento clínico que visa acolher a demanda do usuário/cliente no momento de mobilização, proposta geralmente inserida em instituições. Representa um tipo de intervenção que pode contribuir para reposicionar a Psicologia Clínica na direção de uma democratização do acesso da população a um serviço de promoção de saúde psicológica. A complexidade deste fazer clínico consiste em demandar dos plantonistas uma exigência em lidar com forças multifacetadas. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições do espaço da supervisão para as práticas do plantão psicológico. Um instrumento de coleta de dados foi elaborado para investigar sobre reflexões importantes, fatos significativos e sentimentos que foram mobilizados durante as supervisões. Os registros de supervisão produzidos a partir dos relatos dos plantonistas foram objetos de análise a partir da Teoria Fundamentada, metodologia de natureza qualitativa. Dois importantes eixos que emergiram da investigação foram as contribuições da supervisão para a formação e a supervisão como espaço acolhedor e solidário. A supervisão constituiu-se como um espaço de formação e orientação tanto técnica quanto teórica, fundamentando a prática clínica dos plantonistas, promovendo as potencialidades dos supervisionandos e contribuindo para o desenvolvimento profissional. O grupo de supervisão transcende os aspectos teóricos e técnicos de orientação, demandando um espaço de confiança e envolvimento afetivo. Neste sentido, demanda que o supervisor cuide das relações do grupo de supervisão, cultivando a coesão grupal.

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Biografia do Autor

Érico Douglas Vieira, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, ericopsi@yahoo.com.br

Psicólogo, Psicodramatista, Mestre em Psicologia, Doutor em Psicologia. Professor Adjunto III do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Jataí.

Jéssica Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, jessicarodrigues.96@live.com

Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) 2017-2018. Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

VIEIRA, Érico Douglas; RODRIGUES DE SOUZA, Jéssica. A supervisão em Psicologia como espaço de formação e de acolhimento. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 01–17, 2022. DOI: 10.69843/rir.v18i2.65955. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/65955. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres