O serviço de psicologia aplicada como campo de formação científica e desenvolvimento das habilidades e competências profissionais: um relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i4.65762Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em psicologia requerem o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante de graduação. Muito embora a definição das habilidades e competências a serem ensinadas não sejam consensuais, os autores consideram que existam habilidades básicas que sirvam como alicerce para o exercício competente da profissão. Entre essas habilidades estão aquelas desenvolvidas por meio da prática e do consumo de pesquisas em psicologia clínica. Habilidades e competências tais quais observar um fenômeno, formular questões, buscar bibliografia, estabelecer o melhor método de intervenção e investigação, verificar os resultados da intervenção e relatá-los, em muito se assemelha aos repertórios-chave comuns aos mais diversos campos de atuação profissional, incluindo a psicologia clínica. Nesse cenário, o Serviço de Psicologia Aplicada do curso de psicologia figura-se como o palco para a materialização dessas articulações nos graduandos da Universidade Federal de Jataí. O presente trabalho discute a articulação dessas habilidades e competências por meio do relato de experiência nas disciplinas de estágio básico e específico em psicologia clínica, oferecidos pela cadeira de Análise do Comportamento da supracitada instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.