O serviço de psicologia aplicada como campo de formação científica e desenvolvimento das habilidades e competências profissionais: um relato de experiência.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i4.65762

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em psicologia requerem o desenvolvimento de habilidades e competências no estudante de graduação. Muito embora a definição das habilidades e competências a serem ensinadas não sejam consensuais, os autores consideram que existam habilidades básicas que sirvam como alicerce para o exercício competente da profissão. Entre essas habilidades estão aquelas desenvolvidas por meio da prática e do consumo de pesquisas em psicologia clínica. Habilidades e competências tais quais observar um fenômeno, formular questões, buscar bibliografia, estabelecer o melhor método de intervenção e investigação, verificar os resultados da intervenção e relatá-los, em muito se assemelha aos repertórios-chave comuns aos mais diversos campos de atuação profissional, incluindo a psicologia clínica. Nesse cenário, o Serviço de Psicologia Aplicada do curso de psicologia figura-se como o palco para a materialização dessas articulações nos graduandos da Universidade Federal de Jataí. O presente trabalho discute a articulação dessas habilidades e competências por meio do relato de experiência nas disciplinas de estágio básico e específico em psicologia clínica, oferecidos pela cadeira de Análise do Comportamento da supracitada instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

BORGES HENRIQUES, Marcelo; AMARAL BRAVIN, André. O serviço de psicologia aplicada como campo de formação científica e desenvolvimento das habilidades e competências profissionais: um relato de experiência. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 2, p. 01–19, 2022. DOI: 10.5216/rir.v16i4.65762. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/65762. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres