A leitura literária no/pelo livro didático

desafios à prática docente em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65485

Resumo

Na era digital e das inúmeras tecnologias de informação, o ensino de literatura tradicional está fadado ao fracasso. Várias são as novas formas e abordagens de apresentação dos textos literários a sujeitos cada vez mais interligados a inúmeras redes e “realidades”. Pensando nesse desafio, este artigo trata dos empasses encontrados pelos licenciados em letras no ensino de literatura para adolescentes do ensino médio. Tendo o livro didático, muitas das vezes, como o único instrumento didático para o tratamento das obras literárias em várias escolas públicas brasileiras, utilizaremos como corpus desta pesquisa a coleção “Se liga na língua”, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, no intuito de verificar como os textos literários são apresentados aos alunos e se eles despertam o interesse pela leitura literária desse público leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2014).  Possui estágio pós-doutoral também pela UFG. Docente da área de linguagens (língua portuguesa, língua inglesa e literaturas) no Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

ALBERTO DA SILVA SALES, Paulo. A leitura literária no/pelo livro didático : desafios à prática docente em tempos pandêmicos. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 1, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65485. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/65485. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d