A leitura literária no/pelo livro didático
desafios à prática docente em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65485Resumo
Na era digital e das inúmeras tecnologias de informação, o ensino de literatura tradicional está fadado ao fracasso. Várias são as novas formas e abordagens de apresentação dos textos literários a sujeitos cada vez mais interligados a inúmeras redes e “realidades”. Pensando nesse desafio, este artigo trata dos empasses encontrados pelos licenciados em letras no ensino de literatura para adolescentes do ensino médio. Tendo o livro didático, muitas das vezes, como o único instrumento didático para o tratamento das obras literárias em várias escolas públicas brasileiras, utilizaremos como corpus desta pesquisa a coleção “Se liga na língua”, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, no intuito de verificar como os textos literários são apresentados aos alunos e se eles despertam o interesse pela leitura literária desse público leitor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.