A interação do conhecimento da matemática e gastronomia para o empoderamento da mulher

Autores

  • Ana Libório INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA https://orcid.org/0000-0002-0226-2675
  • Erika Lima INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • Caroline Soares INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
  • Domingos Caitano de Sousa Neto INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.62846

Resumo

O presente artigo tem como objetivo corroborar para o desenvolvimento de projetos que possam estabelecer o crescimento pessoal, profissional e intelectual de mulheres na contemporaneidade. O projeto teve como finalidade possibilitar o conhecimento da interação da Matemática, com a Gastronomia e o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da formação humana e qualificação profissional. Além dessas ações, o projeto possibilitou a reflexão sobre os direitos e deveres constitucionais, a promoção da autoestima, progresso na qualidade de vida, relações familiares e comunitárias e também capacitou na área da Gastronomia. A metodologia direcionou-se com atividades expositivas e práticas, no sentido de intervenção, com explanação da interação da matemática, gastronomia e empoderamento. Apresentou em seus resultados efetivos a aprendizagem da matemática e gastronomia, possibilitando o estabelecimento de relações, assim como, com a intervenção na qualificação profissional e valorização em ser mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Libório, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Educação Matemática na Universidade do Minho em Portugal, Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá/UFU- MG (1999). Pesquisadora, Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ, membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ, membro do Núcleo de Pesquisa em Matemática, Educação e Sociedade/CNPQ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Brasília - campus Estrutural. Sobretudo, atuando na Formação dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como, Matemática Aplicada.

Erika Lima, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998) e mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Ciências Gerencias (2007) e Mestre em Administração. Atualmente professora do EBTT do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: rotas turísticas; turismo, sistur e planejamento turístico. Atualmente professora da área de Gestão e negócios e metodologia científica.

Caroline Soares, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política no brasil, política e religião, memória e política e democracia e participação.

Domingos Caitano de Sousa Neto, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

LIBÓRIO DE OLIVEIRA, Ana Maria; DE OLIVEIRA LIMA, Erika; SOARES DOS SANTOS, Caroline; CAITANO DE SOUSA NETO, Domingos. A interação do conhecimento da matemática e gastronomia para o empoderamento da mulher . Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–12, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.62846. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/62846. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres