O conceito de comunidade científica em Robert King Merton e em Thomas Samuel Kuhn e suas implicações para a educação científica e tecnológica

Autores

  • Lucas Alexandre Debatin Maurici Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (UFSC)
  • Ademir Dietrich Secretaria de Educação de Santa Catarina. Escola de Eucação Báscia Professor João Boos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58920

Resumo

O presente artigo tem por finalidade relacionar os conceitos de “comunidade científica” que possui papel central nas obras de Robert King Merton e Thomas Samuel Kuhn, e tecer algumas contribuições para a superação de concepções ingênuas sobre a atividade científica e tecnológica na Educação Científica e Tecnológica. Os teóricos citados são contemporâneos e mantiveram um diálogo no mundo acadêmico norte-americano, porém suas abordagens do termo “comunidade científica” apresentam especificidades. Enquanto Merton enfatiza a integração da comunidade científica por meio de valores institucionais, Kuhn defende a integração dos cientistas através de normas cognitivas compartilhadas. O artigo apresenta um breve panorama do corpo teórico de ambos os autores, suas aproximações e distanciamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alexandre Debatin Maurici, Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (UFSC)

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestre em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (UFSC). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (UFSC).

Ademir Dietrich, Secretaria de Educação de Santa Catarina. Escola de Eucação Báscia Professor João Boos

Graduação em Filosofia – Unifebe (Brusque) 1996. Especialização na área – Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (Amparo-SP) 1999. Graduando em Ciências da Religião – FURB (Blumenau) 2011. Membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento Regional GPEAD – FURB – Blumenau.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

DEBATIN MAURICI, Lucas Alexandre; DIETRICH, Ademir. O conceito de comunidade científica em Robert King Merton e em Thomas Samuel Kuhn e suas implicações para a educação científica e tecnológica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–15, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.58920. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58920. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres