UNIVERSITY PLACEMENT TESTS: A PROPOSAL TO DECREASE EVASION AND RETENTION

Autores

  • Sandra Aparecida Benite Ribeiro Federal University of Jataí
  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Federal University of Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53105

Palavras-chave:

Universidade Federal de Jataí, MEC, programas de nivelamento, evasão escolar

Resumo

Considerando os aspectos de evasão e retenção escolar no ensino superior e como minimizá-la, este artigo foi escrito para mostrar a importância da criação de projetos de nivelamento, nas modalidades presencial e a distância, e dos programas de inclusão da própria instituição e do MEC  na Universidade Federal de Jataí. Esses projetos se justificam, baseados em índices de evasão, nas diretrizes do MEC e nos projetos de inclusão da UFG. Para a condução desta análise utilizamos como ferramenta o questionário geral online enviado aos coordenadores de curso com a seguinte questão: “Há alguma política/atividade de nivelamento descrita no PPC do curso? Breve relato”. Percebemos que não existem ações de nivelamento institucionalizadas, e que esta deficiência tende a propiciar um maior índice de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFG/REJ-UFJ. Neste sentido, apresentamos e explicamos propostas de ações de nivelamento a distância e presenciais que poderão proporcionar ao discente um maior sucesso acadêmico e a permanência em seus cursos até a conclusão.

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Biografia do Autor

Sandra Aparecida Benite Ribeiro, Federal University of Jataí

Professor at Biosciences Institute, Special Biological Sciences Academic Unit, The Federal University of Jataí, Jataí-GO; Animal Bioscience Postgraduate, Jataí University, Jataí - GO, Applied Health Sciences Postgraduate, Jataí University, Jataí – GO

Márcio Issamu Yamamoto, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena Português-Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e graduação em Letras, Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia, conceito Capes 4.

Ana Carolina Gondim Inocêncio, Federal University of Jataí

Bachelor's Degree Professor in Computer Science, Special Academic Unit of Exact and Technological Sciences, Jataí University, Jataí, GO.

UNIVERSITY PLACEMENT TESTS: A PROPOSAL TO DECREASE EVASION AND RETENTION

Referências

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

RIBEIRO, Sandra Aparecida Benite; YAMAMOTO, Márcio Issamu; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim. UNIVERSITY PLACEMENT TESTS: A PROPOSAL TO DECREASE EVASION AND RETENTION. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 01–10, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53105. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53105. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG