AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS REINVIDICAÇÕES DO MOVIMENTO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Jaqueline Daniela Basso UFSCar
  • Luiz Bezerra Neto UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i13.22326

Palavras-chave:

Educação do campo. Pedagogia histórico-crítica. Movimentos sociais.

Resumo

RESUMO: Neste texto, pretendemos esboçar algumas considerações sobre a pedagogia histórico-crítica e, a partir dela, realizar discussões acerca da reivindicação do Movimento “por uma educação do campo”, investigando suas contradições frente à escola única. Iniciamos o trabalho em busca da compreensão da pedagogia histórico-crítica e suas diferenças em relação às teorias que a precederam. A partir da percepção de que a pedagogia histórico-crítica busca entender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo e oferecer aos homens, sejam eles do campo ou da cidade, uma educação que lhes permita compreender a situação de dominação a que são sujeitados pelo capital. Debatemos aqui as reivindicações dos movimentos sociais, dentre eles o MST e do Movimento por uma Educação do Campo, identificada com os homens que habitam este meio.   Uma pedagogia crítica só poderá surgir em meio aos dominados, portanto, espera-se que a educação ambicionada por um movimento social do campo, como o MST esteja alinhada com esta teoria, contudo, ao observarmos a educação pretendida por estes Movimentos percebemos que, embora suas reivindicações por educação sejam autênticas, ao almejarem uma educação que considere as inúmeras especificidades dos diferentes indivíduos que formam o campo brasileiro, acabam rendendo-se ao interesse do capital, que é restringir o acesso das camadas populares aos conhecimentos gerais produzidos historicamente pelo homem e aos saberes desinteressados que lhes permitirão exercer funções técnicas ou intelectuais. Desta maneira, podemos concluir, sob a luz da pedagogia histórico-crítica, que os mecanismos de manutenção da ordem social imposta pelo capital, dentre eles a educação, cooptam os interesses do Movimento por uma Educação do Campo, fazendo com que eles inconscientemente reivindiquem uma educação que colabora para a perpetuação da ordem social vigente e manutenção da divisão social em classes.

 

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2013-01-31

Como Citar

BASSO, Jaqueline Daniela; NETO, Luiz Bezerra. AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS REINVIDICAÇÕES DO MOVIMENTO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 8, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i13.22326. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22326. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres