TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZADO

Autores

  • Ângela Lima Pereira Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Rosângela Maria Pereira Silva Professora da Universidade Salgado de Oliveira Campus Goiânia.
  • Marcela Martins da Silva
  • Wender Lopes Rezende Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Adriana Lima Pereira Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia– Goiás
  • Eunice Cabral Lima Secretaria Estadual de Educação de Rondônia
  • Daiana Bueno Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1095

Palavras-chave:

Ensino- aprendizado, Tratamento de feridas, graduando de enfermagem

Resumo

A complexidade do processo de avaliação e tratamento de feridas pode desencadear sentimentos de insegurança por parte de profissionais inexperientes. Isto é comum entre estudantes de enfermagem, durante o processo de aprendizado do tema. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção do graduando de enfermagem acerca do processo de ensino/aprendizagem do tratamento de feridas. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, realizado em uma Universidade Privada, em Goiânia, Goiás. Para o grupo pesquisado, o significado do tratamento de feridas esteve relacionado ao cuidado de enfermagem enquanto prática profissional, que favorece a diminuição do sofrimento, prevenção de complicações e conseqüente cura, não somente tecidual, mas também “estética” e psicológica do portador da ferida. Os fatores apresentados como facilitadores do processo de ensino foram, principalmente, a orientação de professor capacitado, uso de estratégias de ensino eficazes que associava teoria e prática. Três fatores foram apontados como dificultadores do processo de ensino: falta de associação teoria e prática, carga horária prática insuficiente, falta de recursos materiais e estrutura física adequada. Desta forma, as Instituições que oferecem o curso de enfermagem precisam preocupar-se em oferecer: estrutura que favoreça o processo de ensino, e professores capacitados.

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Biografia do Autor

Ângela Lima Pereira, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Enfermeira. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí

Rosângela Maria Pereira Silva, Professora da Universidade Salgado de Oliveira Campus Goiânia.

Enfermeira. Estomaterapêuta. Professora da Universidade Salgado de Oliveira Campus Goiânia.

Marcela Martins da Silva

Enfermeira

Wender Lopes Rezende, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Adriana Lima Pereira, Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia– Goiás

Professora Licenciada em Educação Física Escolar, da Escola Estadual Duca Viggiano, Goiânia – Goiás.

Eunice Cabral Lima, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia

Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia. E-mail:

Daiana Bueno Ribeiro

Enfermeira

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Publicado

2011-03-09

Como Citar

PEREIRA, Ângela Lima; SILVA, Rosângela Maria Pereira; SILVA, Marcela Martins da; REZENDE, Wender Lopes; PEREIRA, Adriana Lima; LIMA, Eunice Cabral; RIBEIRO, Daiana Bueno. TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZADO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 6, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rir.v2i9.1095. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20362. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres