DO MÉTODO DO CONHECIMENTO CALCULADO AS COMPETÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Enderson Medeiros Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás
  • Sônia Maria de Magalhães Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i6.624

Palavras-chave:

Educação, Trabalho docente, Produção cientifica

Resumo

Discute e critica as práticas discursivas da representação do trabalho docente abordando sua construção dentro do espaço acadêmico. Destaca os procedimentos desta construção como resultado do que se denomina método do conhecimento calculado e ressalta a dinâmica do ensino e aprendizagem no âmbito das competências. Reflete questões de disciplina e ensino de história fazendo uma abordagem direta com a produção científica enumerando critérios que determinam o excesso de práticas discursivas provocados diretamente pela ditadura produtivista do academicismo. Acrescenta que as práticas discursivas estão mais ligadas a um sentimento de pesquisa e mérito cientifico do que ações propriamente efetivas, e que toda representação do trabalho docente esta amarrada num processo produtivo de cadeias científicas que resume o método do conhecimento calculado. Finaliza, enfatizando a necessidade de uma simetria eficaz entre o discurso e prática que seja capaz de ensejar que o reconhecimento da representação do trabalho docente não esteja na pobreza do discurso, mas na riqueza das práticas.

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Publicado

2009-09-23

Como Citar

MEDEIROS, Enderson; MAGALHÃES, Sônia Maria de. DO MÉTODO DO CONHECIMENTO CALCULADO AS COMPETÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rir.v1i6.624. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20355. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres