Percepções de Alunos do Ensino Médio Quanto a Produções Textuais Dissertativo/Argumentativas

Autores

  • Kyvy Ferreira dos Santos IF Goiano

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.76426

Resumo

A temática deste texto é relativa à prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Teve-se como objetivo identificar quais as percepções e dificuldades relacionadas à produção de um texto dissertativo/argumentativo para o Enem que os alunos relatam ter. Fez-se uso de uma pesquisa-ação e em complemento uma observação participante para a realização desta investigação. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (Questionários Inicial e Final), no formato Google Forms, aplicados a 12 alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Mariquita Costa, município de Morrinhos, Goiás. Após a aplicação do primeiro questionário, sobre a percepção e as dificuldades, elaborou-se dois Aulões de Redação, os quais foram ministrados a esses mesmos participantes. Depois disso, aplicou-se o segundo questionário para a avaliação dos Aulões. Encontrou-se que os estudantes, em sua maioria, não dominam os conceitos básicos sobre as produções dissertativo/argumentativas e sentem insegurança quanto a sua preparação para a Prova de Redação do Enem. Conclui-se que seja possível, por meio de aula mais dinâmicas e focadas nas necessidades dos estudantes, colocar em prática, nas aulas de redação das escolas, propostas que conduzam nos alunos maior interesse e proporcionem maiores habilidades para produções textuais nesta área.

Palavras-chave: Redação. Enem. Dissertação. Argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, Kyvy. Percepções de Alunos do Ensino Médio Quanto a Produções Textuais Dissertativo/Argumentativas. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 1–13, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.76426. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76426. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres