Psicologia comunitária e promoção da saúde:
experiências de ensino e formação em psicologia social no SPA/UFJ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i4.66528Resumo
O artigo relata experiência de ensino e formação profissional em psicologia comunitária desenvolvida junto Serviço de Psicologia Aplicada da SPA/UFJ. No decorrer do relato são problematizadas questões acerca da universidade enquanto comunidade que reproduz desigualdades e opressões sociais e o quanto esse contexto incide em adoecimento psíquico dessa comunidade. A promoção de saúde como campo profícuo que precisa compor de forma mais sistemática a formação em psicologia, redirecionando a formação centrada na doença para uma formação mais plural e integral de saúde mental. O artigo pontua a importância do ensino e da formação profissional a partir de uma perspectiva libertadora, crítica e participativa, conforme referenciais teórico-metodológicos da psicologia comunitária, ainda no início dos cursos de psicologia. E por fim, propõe o reposicionamento dos serviços-escola como espaços restritos a prática clínica convencionada, para serviços comunitários alinhados aos campos das saúdes pública e coletiva.
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