Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.57523Resumo
O artigo aborda parte da pesquisa que investigou o potencial educativo das atividades circenses, a partir da realização de uma formação continuada com professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de ensino de Corumbá, localizada no extremo oeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira Brasil/Bolívia. Partiu do pressuposto de que há um esvaziamento na formação continuada dos professores de Educação Física, bem como dificuldades de articulação dos conhecimentos desenvolvidos nos cursos de formação frente à realidade das situações vivenciadas na prática pedagógica, na escola. As contribuições das atividades circenses reforçam seu potencial educativo em instituições escolares, no entanto, como será que esse processo ocorre em outros contextos de educação continuada? Quem são os professores de Educação Física interessados em inserir as atividades circenses em sua prática pedagógica? Qual a contribuição das atividades circenses na formação continuada de professores de Educação Física? Com a realização da pesquisa ressalta-se a necessidade de contextualizar a formação continuada e o conteúdo do circo à realidade de trabalho dos professores, bem como o envolvimento coletivo da comunidade escolar.
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