O ensino de história local como estratégia pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.56626Resumo
Este artigo evidencia e problematiza a necessidade e as dificuldades pedagógicas inerentes ao ensino de história local. Para além da defesa dos conteúdos acerca do local, defende-se o ensino da história local enquanto estratégia pedagógica para a formação da consciência histórica no ensino fundamental. Assim, discute-se a demandas curriculares por esse ensino relativo às questões históricas do local, a conceituação de história local, e as dificuldades encontradas para a concretização dessa proposta pedagógica.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação)
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
___. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FONSECA, Selva Guimarães. O estudo da história local e a construção de identidades. ___. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico)
FONSECA, Selva Guimarães. O estudo da história local e a construção de identidades. ___. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico)
GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. História local, arquivos familiares e o ensino. In: ___. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MARTINS, Marcos Lobato. História regional. IN: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
MENEZES, Leila Medeiros; SILVA, Maria Fatima de Souza. Ensinando história nas séries iniciais: alfabetizando o olhar. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (orgs.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
SAMUEL, Raphael. História local e história oral. Revista Brasileira de História. V. 9, n. 19. São Paulo: Anpuh/Marco Zero, set., 1989. P. 219-243.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. História local e o ensino de História. In: ___. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção pensamento e ação na sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.