Contribuições de Ludwik Fleck para o entendimento da produção do conhecimento científico em um ambiente acadêmico de caráter multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55372Resumo
Ludwik Fleck, renomado serologista e genuíno representante da Escola Polonesa de Filosofia da Medicina, tem peculiar contribuição no campo da Filosofia Científica do início do século XX, sendo considerado pioneiro na abordagem sociológica do conhecimento. Este artigo busca descrever alguns aspectos importantes na produção do conhecimento científico em um ambiente acadêmico de caráter multidisciplinar, utilizando-se de conceitos de coletivo do pensamento, gênese e determinação de um fato científico, inovação e rede de colaboração científica à luz de alguns autores que repercutiram mais recentemente suas ideias.
Downloads
Referências
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. 1ª edição, Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 6ª edição. São Paulo: Perspectiva Editora, 2003.
KUHN, T. Foreword. In: FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C.; SLONGO, I. A Recepção da epistemologia de Fleck pela pesquisa em educação em ciências no Brasil. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.15, n.3, p.181-197, 2013.
LÖWY, I. Ludwik Fleck e a presente história das ciências. História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.7-18, jul/out 1994.
MASSONI, N.; MOREIRA, M. A epistemologia de Fleck: uma contribuição ao debate sobre a natureza da ciência. Alexandria. Florianópolis, v.8, n.1, p.237-264, 2015.
QUEIRÓS, W.; NARDI, R.; DELIZOICOV, D. A produção técnico-científica de James Prescott Joule: uma leitura a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. IENCI. Porto Alegre, v.19, n.1, p.99-116, 2014.
SLONGO, I.; LORENZETTI, L. Iniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de Fleck. Série Estudos-UCDB. Campo Grande, n.39, p. 231-252, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.