Computação quântica e o sonho de Pestalozzi

Autores

  • Mauro Antonio Andreata Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53967

Resumo

Este trabalho resulta da pesquisa bibliográfica que fizemos para responder ao questionamento de alguns alunos da Licenciatura em Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão: “Qual é o melhor método de ensino?” Todo aluno espera se tornar um excelente professor e quer encontrar uma receita para ensinar com perfeição. Por isso, discutimos neste trabalho a existência ou não de métodos universais de ensino, isto é, de métodos precisos e infalíveis que permitam, a quem quer que seja, ensinar bem e que sejam aplicáveis ao ensino de todas as matérias. Um dos mais estimados sonhos de Pestalozzi era a obtenção de um método universal de ensino. Acreditamos que o desenvolvimento do computador quântico permitirá entender melhor o cérebro e, em consequência, as leis gerais da aprendizagem humana, de modo que talvez o sonho pestalozziano seja factível.

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Biografia do Autor

Mauro Antonio Andreata, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Formação: Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Função: Professor associado III na Unidade Acadêmica Especial de Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

ANDREATA, Mauro Antonio. Computação quântica e o sonho de Pestalozzi. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–17, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.53967. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53967. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres