RELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.52697Palavras-chave:
educação, gestão, planejamentoResumo
A Gestão acadêmica deve realizar funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar. Visando a melhoria do ensino, a Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, gerou um diagnóstico das condições dos cursos de graduação. Os estudos utilizaram como ferramentas os Instrumentos de Avaliação do INEP e a matriz de análise SWOT/FOFA e tiveram como objetivos: diagnosticar os processos e programas relacionados ao ensino; ressaltar seus pontos fortes e suas fragilidades; estabelecer metas e estratégias para melhoria das condições de ensino, para o sucesso nos processos de avaliações internas e externas e para fornecer subsídios aos gestores para a implantação dos cursos na futura Universidade Federal de Jataí. Assim, no presente trabalho apresentamos as metodologias gerais utilizadas nos estudos de Graduação e a divisão dos estudos nos eixos.
Downloads
Referências
CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 60, p. 393–412, 2008.
MEDEIROS, S. ANALISE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: DESCUBRA SUAS FRAQUEZAS E OPORTUNIDADES. Disponível em: <http://5seleto.com.br/analise-swot-de-uma-instituicao-de-ensino-descubra-suas-fraquezas-e-oportunidades/>.
MENDES, A. J. R. et al. FORPLAD - Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração2015
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instrumento de Avaliação Institucional Exterma, 2014.
___. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distânciaMinistério da Educação, Brasil, 2015.
PEREIRA, F. A. B. et al. A gestão de conhecimento na modernização da gestão universitária: o caso da UERN (RN)Gestao Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social. Anais...2011
PIRES, C. Quer estudar na UFG? Veja as formas de ingresso. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/93836-quer-estudar-na-ufg-veja-as-formas-de-ingresso>.
SILVA FILHO, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641–659, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.