REDAÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SISTEMA DE APOSTILADO DA REDE PRIVADA – CONFLUÊNCIAS OU CONFLITOS?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.49553Palavras-chave:
Redação. ENEM. Material didáticoResumo
Este artigo tem por intuito apresentar os resultados de uma pesquisa PIBIC/CNPq sobre as atividades de produção de textos escritos em material didático (MD) apostilado de um sistema de ensino privado de grande alcance nacional, associando as propostas de produção do material às competências da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O principal objetivo é verificar se as propostas de produção de texto escrito vão ao encontro das competências da prova de Redação do ENEM, buscando indícios se o material didático pode ou não colaborar com o aluno, instrumentalizando-o para um melhor desempenho na Redação a partir da abordagem das competências nas atividades de escrita. Para tanto, recorre-se à pesquisa qualitativo-interpretativista, adotando-se as contribuições teóricas e metodológicas dos escritos do Círculo de Bakhtin, no que tange aos conceitos de interação verbal, tema e gêneros do discurso, bem como de Schneuwly, Dolz e colaboradores, com sua proposta didática para o ensino de francês/língua materna, adaptada à realidade de ensino no Brasil. Os resultados mostram que o MD em análise aborda de maneira desequilibrada as competências do ENEM, bem como tende a desconsiderar as condições de produção do texto escrito.
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