O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Stelamara Souza Pereira Unifimes
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas IFG Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.46415

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino-aprendizagem, leitura e escrita matemática.

Resumo

Este trabalho apresenta o produto educacional de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. O produto foi um curso intitulado Redação Matemática como estratégia de ensino na prática pedagógica com carga horária de 120 horas, realizado durante quatro meses, para professores que lecionavam Matemática no Ensino Fundamental, da educação infantil ao 9º ano, do município de Doverlândia-GO.  O objetivo foi desenvolver um trabalho com professores sobre novas possibilidades de comunicação, destacando a Redação Matemática, por meio de Histórias em Quadrinhos, Carta e Diário, como estratégia de ensino na prática pedagógica, permitindo que os alunos explorassem os conteúdos matemáticos, que possibilitassem a eles se expressarem, se auto avaliarem e que se compreendessem os significados dos conceitos estudados nas aulas de Matemática. Por fim,  importante o uso da Redação Matemática na prática pedagógica, sua aplicabilidade e sua potencialidade, das tecnologias digitais como uma ferramenta para o aprendizado, visto que os participantes se dedicaram às atividades propostas, mesmo diante dos desafios da carga horária excessiva, do deslocamento do campo para a cidade e das precárias condições dos laboratórios de informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stelamara Souza Pereira, Unifimes

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí.

Referências

BARBOSA, K. C. B. A.; NACARATO, A. M.; PENHA, Paulo César da. A escrita nas aulas de Matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Série-estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, v. 26, n. 1, p.81-84, jul. 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2011.

BARRETO, R. G. As políticas de formação de professores. In: BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002. Cap. 3. p. 110-118.

BORGES, M. K. Educação Semipresencial: desmistificando a Educação a Distância. ABED, Maio/2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/218tcf3.pdf. Acesso em: 21. fev. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NUNES, T. et al. Educação Matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SILVA, R. S. da. Moodle para autores e tutores. 2. Ed. São Paulo: Novatec editora, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução á pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Nied, 1999. Cap. 4, p. 81-85.

Downloads

Publicado

2018-03-10

Como Citar

PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 1, p. 01–10, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.46415. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/46415. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres