ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DAS ÁREAS DOS PERIÓDICOS (ANO 2015) QUALIS-CAPES E AS ESPECIFICIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (ANO 2015) A trajetória e estatística.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.46072Palavras-chave:
Periódicos, Capes, ClassificaçãoResumo
O objetivo dessa pesquisa, como deixa evidente o título, é analisar dois arquivos dos anos 2015 (áreas distintas) e 2015, (educação) a saber: o arquivo áreas distintas e o da área da educação respectivamente. Os arquivos foram extraídos da classificação no sistema Qualis, ferramenta essa, utilizada nos pelos Programas de Pós-Graduação mantidos pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), a partir da Plataforma Sucupira. Nesse interim, os periódicos são divididos por áreas científicas do conhecimento, utilizando critérios prévios, a estabelecer a estratificação de uma lista única contendo todos os periódicos, o que na verdade, consolida o processo avaliativo determinado pela Qualis. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica e documental referente às atividades dos discentes (bolsistas Provec/Probec) do Projeto de extensão intitulado Itinerarius Reflectionis, da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, ano 2016. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira, elaborou-se uma síntese histórica da trajetória do processo avaliativo. A segunda parte descreveu-se os dados estatísticos, utilizando gráficos e apresentando a porcentagem de cada área e suas relações hierárquicas para atingir certo patamar de excelência junto à Capes, finalmente, a terceira parte, abordou-se especificamente o extrato da área da educação do ano de 2016, neste sentido, a pesquisa procurou decodificar as estatísticas dos mais variados periódicos da área da educação.
Palavras Chave: Periódicos, Capes, Classificação.
Downloads
Referências
CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Classificação da Produção Intelectual. Disponível em: In: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual. Acesso em 13/01/2017.
CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Critérios de classificação de Qualis – Ensino. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/qualis/ensino.pdf Acesso em Janeiro de 2017.
BITTAR, Marisa. A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo científico. Revista HISTEDBR. Online. Campinas, n. 33. p. 15, mar. 2009. Disponível em: < www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/.../editorial.ht> Acesso em Jun.2011.
MACEDO, Elizabeth; SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em Educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 171-172, 2010. Disponível em: . Acesso em: abr. 2017.
SOLA, Gabryel Lopes. BONACIM, Carlos Alberto Grepan. Avaliação Bibliométrica de Periódicos Brasileiros: Contrastando a Metodologia Qualis-CAPES com o Modelo de Krzyzanowski e Fe. Rev. ADM. UFSM. Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 55-70, JAN./MAR. 2013. Acesso em 12 de janeiro de 2017
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da Educação no Brasil: esboço de uma trajetória: In: GHIRALDELLI, Paulo Jr. (Org.) O que é Filosofia da Educação, 2000, p. 278.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.