SUICÍDIO EM BOM LUGAR Bullying homofóbico juvenil na zona rural maranhense
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45118Palavras-chave:
Bullying. Adolescência. Homoafetivo. Suicídio.Resumo
Este artigo apresenta o relato de caso de um adolescente de 13 anos, vítima de bullying homoafetivo escolar que comete suicídio no município de João Lisboa, sudoeste do Maranhão. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada com a mãe do adolescente e conversas sob visitas técnicas com o diretor e professores da escola. Resultados e discussões apontam: a) falta de conhecimento da magnitude do problema e privação de afeto por parte da mãe; b) atitudes de omissão por parte da escola, e; c) retrata uma situação de desamparo familiar, escolar e comunitário vivenciada pela vítima. Conclui-se que as estruturas que deveriam oferecer apoio não o fizeram, o que leva a suposição de que se esse apoio tivesse ocorrido essa tragédia poderia ter sido evitada.
Downloads
Referências
ABASSE, M.L.F.; COIMBRA, R.; SILVA, T.C.; SOUZA, E.R. Análise epidemiológica da morbimortalidade por suicídio entre adolescentes em Minas Gerais, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v.14, n.2 Rio de Janeiro, Mar./Apr. 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000200010>. Acesso em: 06 abr. 2015.
ARAÚJO, J.; GOMES, F.J.C.. A perspectiva do professor diante do bullying escolar. In: Revista Itinerarius Reflectionis: Revista eletrônica do curso de pedagogia do campus de Jataí, Universidade Federal do Goiás-UFG, v. 1, n. 16, 2014 http://revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/29457>. Acesso em: 13 fev. 2015.
AVANCI, R.C.; PEDRÃO, L.J.; COSTA JÚNIOR, M.L. Perfil do adolescente que tenta suicídio admitido em uma unidade de emergência. Revista Brasileira de Enfermagem, 58 (5):535-539, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000500007. Acesso em: 13/03/2015.
BOTEGA, N.J. Associação Brasileira de Psiquiatria. Rev. Debates. ano 2 . n.1 . jan/fev 2010. Disponível em <http://www.abp.org.br/download/PSQDebates_7_Janeiro_Fevereiro_light.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2015.
CONSTANTINI, A. Bullying: como combatê-lo, prevenir e enfrentar a violência entre os jovens. São Paulo: Itália Nova, 2004.
DUTRA, E.M.S. Depressão e suicídio em crianças e adolescentes. In: Mudanças, 9, 15, 27-35. 2001.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª ed. Campinas/SP: Veru, 2005.
LEMOS, A.C. Uma visão pedagógica do bullying escolar. Brasília: UNB, 2009.
MARTINS M. J. D. O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. In: Revista Portuguesa de Educação, 18(1), 93-105, 2005.
MORIN, E. O método: as ideias. Porto Alegre: Sulinas, 2008.
________ . Meu Caminho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
NETO A.A; SAAVEDRA L.H. Diga não para o bullying. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2004.
NETO, A. A., Neto. Bullying: Comportamento agressivo entre estudantes. In: Jornal de Pediatria, 81(5), 164-172. 2005.
SZYMANSKY, M. L. et al. O bullying no contexto escolar: a omissão da escola. PUC, Paraná, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 mar 2015.
VIEIRA, R.R. Bullying: estudo de caso em escola particular. 2009. 160f. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. Brasilia, 2009.
WAISELFISZ, J.J. Mapa da Violência 2013. Homicídio e Juventude no Brasil. Secretaria-Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude, 2013. Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013_homicidio_juventude.pdf. Acesso em: 25 fev. 2015.
WALLON, H. A evolução psicológica da infância. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WHO- World Health Organization. Preventing suicide: a global imperative. Disponível em: <http://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/>. Acesso em: 08 fev. 2015.
_______IMAI – One day orientation on adolescents living with HIV - participants manual, 2010. Disponível em: <http://whqlibdoc.who.int/publications/2010/9789241598972_eng.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.