AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FRENTE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.43283

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Inclusão.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental de um curso de licenciaturaem Educação Físicade uma universidade pública da região sul do Brasil frente aos alunos com deficiência. Esta pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada interpretada pela análise de conteúdo. Participaram dez acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado do referido curso. Identificou-se oito dificuldades, sendo a maioria (seis) de cunho pedagógico e a minoria (duas) de cunho estrutural (uma) e conceitual (uma), demonstrando a complexidade da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação (UFSM), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC), Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (UFSM), Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UFSM), Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

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Publicado

2017-03-23

Como Citar

KRUG, Hugo Norberto; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; TELLES, Cassiano; KRUG, Rodrigo de Rosso; FLORES, Patric Paludett; KRUG, Marilia de Rosso. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FRENTE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–13, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.43283. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/43283. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres