CONHECENDO A ANATOMIA: A INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.40965Palavras-chave:
Anatomia, Conhecimento, Educação.Resumo
O conceito de qualidade da educação é uma meta a ser conquistada. Uma boa proposta pedagógica faz com que o dever de ensinar seja assumido por todos até como efetivação do princípio da gestão democrática. Visitar um Laboratório de Anatomia pode facilitar a compreensão dos conteúdos de anatomia e ciências, ministrados no ensino fundamental e médio, despertando uma possível escolha profissional. O Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí é composto pelas áreas de Veterinária, Humana e Comparada, além de um Museu do Cerrado. Nele há peças que compõem o acervo das aulas e em exposição no museu. Com a visita, os alunos podem vivenciar na prática aquilo que é ministrado em sala de aula, permitindo abrir espaços para discussões e sanar dúvidas sobre o conteúdo visto apenas na teoria; além de poder despertar interesse sobre os cursos oferecidos na instituição e contato com profissionais formados nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Através de questionário é possível verificar o impacto da visita no aprendizado e escolha profissional.No período de setembro de 2014 a junho de 2015, tivemos a visita de quatro escolas, totalizando 173 alunos de ambos os sexos, com idade de 12 a 14 anos, cursando o 7º e 8º anos, os quais responderam nossos questionários, que buscavam verificar as perspectivas futuras do aluno secundarista no seu aprendizado e em sua escolha profissional na universidade e qual a influência da visita ao laboratório em seu conhecimento. Foi verificado um pouco do cenário atual da educação no sentido da prática nas escolas, onde 66,4% dos alunos nunca haviam visitado nenhuma outra instituição de ensino além da qual estudavam, sendo que mesmo em escolas públicas o percentual chegou a 67,82%. Também sobre as perguntas do questionário, 60% dos alunos demonstraram que a visita veio esclarecer dúvidas pessoais sobre o conteúdo administrado nas suas respectivas escolas, destes 56% tinham alguma escolha profissional. A universidade deve socializar o seu espaço para auxiliar uma melhor qualidade na educação fundamental e ensino médio.
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