SEMINÁRIO INTEGRADO, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Tríade no ensino médio politécnico

Autores

  • Everton Bedin UFRGS Colégio Bom Jesus

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.39266

Palavras-chave:

Seminário Integrado. Formação colaborativa. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho exploratório-qualitativo, via uso da observação e de grupo focal, de que maneira a disciplina Seminário Integrado (SI), advinda com a reestruturação curricular no estado gaúcho, pode proporcionar, por meio da interdisciplinaridade, subsídios para uma formação docente colaborativa em prol da construção sociocultural e psico-cognitiva do discente. No termino da pesquisa, foi possivel averiguar que os estudantes são instigados a pesquisar e compreender o mundo em que vivem, relacionando teoria e prática para favorecer o próprio desenvolvimento social e cultural. Destarte, percebeu-se que a disciplina tem possibilitado o diálogo de forma colaborativa e interdisciplinar entre os componentes curriculares, seja pela combinação de objetivos ou pela expansão contextualizada dos componentes entre si, uma vez que a elaboração das atividades na disciplina está voltada a estratégias diversas no sentido de fomentar o trabalho em grupo, o diálogo com o outro, a interatividade e a construção de uma docência coletiva.

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Biografia do Autor

Everton Bedin, UFRGS Colégio Bom Jesus

Licenciado em Química - UPF

Especialista em TICs na Educação - FURG

Mestre em Educação Química - UFU

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS

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Publicado

2017-03-23

Como Citar

BEDIN, Everton. SEMINÁRIO INTEGRADO, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: Tríade no ensino médio politécnico. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–17, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.39266. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/39266. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres