INTERVENÇÕES GRUPAIS EM PSICODRAMA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24061Palavras-chave:
Intervenções Grupais, Escola Integral, Relações interpessoais, Gênero.Resumo
A educação integral traz oportunidades complementares de formação, prometendo inovações e enriquecimento curricular, através de uma perspectiva crítico emancipadora, que possibilita aos seus sujeitos a reflexão e ação necessárias para o alcance de uma melhor qualidade de vida. O presente artigo trata-se de um estudo teórico sobre as possibilidades do trabalho com intervenções grupais nas escolas que funcionam em tempo integral. As relações interpessoais bem como as questões de gênero e da sexualidade são temas que podem ser trabalhados com metodologias grupais de intervenção. A Escola em Tempo Integral é retratada, com seus desafios e potencialidades. O conceito de grupos e as fases e momentos distintos pelos quais ele se constitui, levam o coordenador de grupo adequar suas intervenções como forma de potencializar a mudança. O potencial do Psicodrama para uma intervenção diferenciada e transformadora tem sido amplamente utilizado na área educacional por facilitar questões ligadas à complexidade das interações sociais e aos desafios para uma atuação educativa e formadora. As intervenções grupais contribuem para a renovação das atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas.
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