CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ALUNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM JATAÍ-GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.23856Palavras-chave:
avaliação, concepções, analise qualitativaResumo
A tendência educacional brasileira de democratização do acesso à escola cria algumas contradições na própria educação: todos devem ter acesso, entretanto, não são oferecidas condições de equidade para que os mesmos permaneçam na escola e tirem bom proveito dela. No centro desse processo de democratização à educação está a avaliação, que quando realizada de forma errônea e ainda aliada a uma prática pedagógica desprovida de boa vontade e dedicação leva a uma educação de qualidade aquém da desejada. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar as concepções de alunos e professores de ciências (Matemática, Física, Química e Biologia) de Ensino Médio de um colégio estadual na cidade de Jataí-GO sobre avaliação e perceber como a mesma está presente no cotidiano escolar. No contexto do trabalho percebeu-se que os professores e alunos ainda apresentam uma visão clássica sobre avaliação e que enfrentam os problemas comumente citados por professores das redes públicas de ensino, que são baixos salários, falta de estrutura e altas cargas horárias. Entretanto, os professores apresentam aceitação das idéias sobre a avaliação reflexiva-crítica, precisando apenas ser estimulados de alguma forma para possuírem uma prática pedagógica crítica.
Downloads
Referências
DALBEN, A.I.L.F. Das avaliações exigidas às avaliações necessárias. In: VILLAS BOAS, M.B. Avaliações: políticas e práticas. CAMPINAS: Papirus, 2002. p. 13-45.
LELIS, I. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação, n.17, p.40-50, 2001.
LIBÂNEO, J.C. Didática. SÃO PAULO: Cortez. 1990. 263p.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. Tecnologia educacional, v.20, n.101, p.82-86, 1991.
_____. Avaliação da aprendizagem na escola. SALVADOR: Malabares. 2005. 115p.
LUDKE, M.; ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo:Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.
PIMENTEL, E.P.; OMAR, N.; MUSTARO, P.N.; FRANÇA, V.F. Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo da aprendizagem. XV SBIE – Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Manaus. 2004.
SPOSITO, M.P. O ensino superior noturno e a democratização do acesso à universidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.67, 1986.
VILLAS BOAS, M.B.F. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. CAMPINAS: Papirus, 2005. 144p.
WACHOWICZ, L.A. A dialética da avaliação da aprendizagem na pedagogia diferenciada. In: CASTANHO, M.E.; CASTANHO, S. (org.), O que há de novo na educação superior?, 1ª ed. CAMPINAS: Papirus, p.95-131, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.