CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ALUNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM JATAÍ-GO

Autores

  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Maria Helena de Sousa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.23856

Palavras-chave:

avaliação, concepções, analise qualitativa

Resumo

A tendência educacional brasileira de democratização do acesso à escola cria algumas contradições na própria educação: todos devem ter acesso, entretanto, não são oferecidas condições de equidade para que os mesmos permaneçam na escola e tirem bom proveito dela. No centro desse processo de democratização à educação está a avaliação, que quando realizada de forma errônea e ainda aliada a uma prática pedagógica desprovida de boa vontade e dedicação leva a uma educação de qualidade aquém da desejada. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar as concepções de alunos e professores de ciências (Matemática, Física, Química e Biologia) de Ensino Médio de um colégio estadual na cidade de Jataí-GO sobre avaliação e perceber como a mesma está presente no cotidiano escolar. No contexto do trabalho percebeu-se que os professores e alunos ainda apresentam uma visão clássica sobre avaliação e que enfrentam os problemas comumente citados por professores das redes públicas de ensino, que são baixos salários, falta de estrutura e altas cargas horárias. Entretanto, os professores apresentam aceitação das idéias sobre a avaliação reflexiva-crítica, precisando apenas ser estimulados de alguma forma para possuírem uma prática pedagógica crítica.

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Biografia do Autor

Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Química (UFG), Mestre em Ensino de Ciências (UFG) e Doutoranda em Química (UFG). Atualmente é professora do curso de Química do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás.

Maria Helena de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Licenciada e Bacharel em Química (UFMT), Mestre e Doutora em Química (USP). É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; DE SOUSA, Maria Helena. CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ALUNOS DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM JATAÍ-GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.23856. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/23856. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres