REFLEXÕES SOBRE ESCOLA E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i4.213Palavras-chave:
educação inclusiva, diversidade sócio-culturalResumo
No transcorrer das últimas décadas do século passado, diversos movimentos sociais organizam-se trazendo à tona a discussão sobre as necessidades fundamentais do homem. As lutas destes movimentos sociais consubstanciaram-se nos direitos da criança e do adolescente, dos índios, das mulheres, dos negros, dos homossexuais, dos portadores de necessidades especiais, na luta pela preservação da natureza, contra a violência e por um mundo menos desigual. Nesse cenário histórico, emerge a luta pela inclusão de segmentos significativos da população no campo político, econômico, cultural e educacional. No campo educacional, a inclusão tem sido vista de maneira equivocada, o que tem levado os educadores a pensarem a inclusão somente das pessoas com deficiências físicas. A inclusão busca se opor a exclusão, privilegiando a igualdade dentro da instituição escolar, dando ênfase a uma educação que busque garantir a aprendizagem das pessoas que necessitam da mesma. A escola, para fazer frente às diferenças de cada aluno, deve reorganizar o trabalho pedagógico, trabalhando as diferentes formas de aprender e ensinar dentro de uma única sala de aula.Downloads
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Como Citar
FRANCO, Érika Maridelma de Lima Santos; SOUSA NETO, Alípio Rodrigues de. REFLEXÕES SOBRE ESCOLA E INCLUSÃO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 4, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i4.213. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20403. Acesso em: 3 fev. 2025.
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Artigos Livres
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