AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PRÉ A QUARTA SÉRIE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA

Autores

  • Renata Machado de Gori Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sílvia Helais de Azevedo EF/CAJ/UFG
  • Karla Ferreira Soares EF/CAJ/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i1.175

Palavras-chave:

Escola, Ensino Fundamental, Professor de Educação Física

Resumo

Este artigo é produto da investigação realizada, com fins avaliativos, sobre o processo de implantação e execução da proposta de Educação Física na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (primeira a quarta), ministrada por um professor licenciado em Educação Física, na rede municipal de ensino de Jataí-GO. A intenção foi verificar os motivos que levaram à suspensão das aulas ministradas pelo professor de Educação Física nas referidas séries, retornando ao sistema de unidocência. A presença do profissional qualificado parece ser uma discussão superada no meio acadêmico, dado sua inegável relevância, comprovada cientificamente. No entanto, esta realidade distoante requer uma avaliação contextualizada, desde a implantação da proposta em 2001 até a suspensão das aulas arbitrariamente em 2003. O estudo qualitativodescritivo envolveu 370 sujeitos das escolas municipais e da Secretaria Municipal de Educação. Os instrumentos utilizados foram o formulário e a entrevista semi-estruturada. A relevância deste trabalho de investigaçãoavaliação é a possibilidade de repensar a presença de um profissional específico para ministrar aulas de Educação Física nas escolas públicas, de pré a quarta série, e a partir dos dados coletados buscar alternativas para a viabilização das vivências corporais lúdicas na infância, dentro deste espaço educacional, e para o preparo dos profissionais aos quais esta tarefa for designada, através da educação continuada, independente de seu curso de formação inicial (Pedagogia, Educação Física, etc.). A intenção ao propor este tipo de pesquisa foi de que a administração municipal, bem como a população de Jataí e de outras regiões do país, que passam por experiências semelhantes possam ter um diagnóstico da atual situação em que a Educação Física se encontra, dentro das escolas da rede, e das necessidades e dificuldades que esta disciplina vem enfrentando, desde a implantação da proposta. Não foi alvo deste estudo propor soluções para os problemas detectados, mas suscitar discussões sobre a viabilização de participação em atividades motoras pelas crianças que se encontram em fase de desenvolvimento e estão matriculadas nas escolas.

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Publicado

2008-09-02

Como Citar

GORI, Renata Machado de; AZEVEDO, Sílvia Helais de; SOARES, Karla Ferreira. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PRÉ A QUARTA SÉRIE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i1.175. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20394. Acesso em: 14 nov. 2024.