Educação à distância em tempos de pandemia

Auteurs-es

  • Fabiana Pires Rodrigues de Almeida Lopes Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, biana.pires@hotmail.com
  • Paula Costa Alencar Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, paula-costa11@hotmail.com
  • Amanda Nogueira de Carvalho Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, amandanoca123@gmail.com
  • Jhosley Rodrigues da Silva Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, Jhosley_2013.gt@hotmail.com

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.69321

Résumé

Objetivo: evidenciar as estratégias tecnológicas empregadas no ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19 no país. Método: trata-se de uma análise através de revisão bibliográfica disponível na web, sendo usado como critério de inclusão, artigos publicados no recorte de cinco anos. Resultados: o estudo aponta a nova realidade no ensino decorrente da pandemia e elucida o ensino remoto como meio eficaz para troca de saberes entre aluno e professor permitindo o aprendizado de maneira ampliada e dinâmica com uma vasta variedade de ferramentas educacionais a qual se pode destacar o uso de quiz, vídeos, textos, chats, entre outras ferramentas que complementam o processo de aprendizagem, além de desenvolver a criticidade dos estudantes através da construção do seu próprio conhecimento, sendo um novo meio de ensino que difere do ensino à distância (EaD) já utilizado na contemporaneidade, por apresentar um modo síncrono de ministrar aulas, que permite interação de forma simultânea e remete a sala de aula de convencional. Todavia, apesar da flexibilidade proporcionada pelo ensino remoto, esse método exige do acadêmico maior disciplina, para gerenciamento de horários e um ambiente favorável para a construção do seu conhecimento. Conclusão: o acesso à internet permite que seja possível a disseminação de conhecimento de forma ágil, todavia é necessário um filtro de informações proporcionado pelos educadores, sendo esse ambiente aliado no processo de ensino-aprendizagem que pode perdurar após o cenário pandêmico por apresentar contribuições significativas na dinamização das aulas.

Palavras-chave: Educação à distância. Educação on-line. Pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Costa Alencar, Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, paula-costa11@hotmail.com

Acadêmica do 7º período da Graduação em Enfermagem na Faculdade Itop, Palmas-TO

Amanda Nogueira de Carvalho, Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, amandanoca123@gmail.com

Acadêmica do 7º período da Graduação em Enfermagem na Faculdade Itop, Palmas-TO.

Jhosley Rodrigues da Silva, Faculdade ITOP, Palmas, Tocantis, Brasil, Jhosley_2013.gt@hotmail.com

Acadêmico do 7º período da Graduação em Enfermagem na Faculdade Itop, Palmas-TO.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-24

Comment citer

PIRES RODRIGUES DE ALMEIDA LOPES, Fabiana; COSTA ALENCAR, Paula; NOGUEIRA DE CARVALHO, Amanda; RODRIGUES DA SILVA, Jhosley. Educação à distância em tempos de pandemia. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 4, p. 01–22, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.69321. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/69321. Acesso em: 9 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres