Platão e a Batcaverna

Auteurs-es

  • Lúcia Helena Marques Ribeiro Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60243

Résumé

A palavra grega Paideia nos remete à essência do que a educação deve representar naquilo que precisa proporcionar como formação humanística para que forme cidadãos éticos que poderão exercer um papel positivo na sociedade, e a educação literária é parte disso. A Literatura, desde os seus primórdios, cumpre o seu papel de criar mitos como forma de representar as ações humanas, de recriar perspectivas históricas por meio das ações dos heróis e suas impossíveis trajetórias, para mostrar aos homens as diversas possibilidades de transcender o cotidiano. O ensino da Literatura, para cumprir o seu papel, deve empreender uma caminhada de resgate de leitores, assim como fizemos a nossa própria caminhada desde o primeiro gibi, ou do primeiro conto de fadas. É objetivo deste trabalho buscar uma reflexão sobre o resgate da leitura a partir da importância dos mitos no reforço do imaginário, na motivação afetiva, para a construção de sentido.

 

Palavras-chave: Literatura, leitura, mito, herói. 

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Publié-e

2020-02-29

Comment citer

RIBEIRO, Lúcia Helena Marques. Platão e a Batcaverna. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 4, p. 01–10, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60243. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60243. Acesso em: 12 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Linguística e Literatura