População LGBT em âmbito escolar: preconceitos e discriminações x direito à educação e cidadania

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DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i5.55095

Résumé

Para que a sociedade seja construída de forma plural e democrática, é preciso que se reconheça a educação e a diversidade sexual como um direito fundamental o qual deve ser assegurado a todos e todas sem qualquer distinção. Assim, o presente trabalho versa sobre os desafios em relação à proteção e garantia do direito à diversidade sexual e à educação escolar da população LGBT, bem como a função social da escola no combate as violações de direitos das minorias sociais. O objetivo decorre da necessidade de se problematizar alguns aspectos naturalizados nos espaços escolares e as frequentes manifestações de discriminações por orientação sexual e identidade de gênero, que muitas vezes são os motivadores do abandono e evasão escolar desse segmento populacional. Este estudo constitui-se em uma revisão bibliográfica, fundamentada no ordenamento jurídico pátrio e tratados cujo país é signatário, além de livros e artigos científicos relacionados as temáticas que aqui serão abordados. Por fim, depreender-se que mesmo com os significativos avanços e mudanças na garantia de direitos da população brasileira, ainda se perpetua um corpo social conservador o qual não respeita as diversidades, sejam elas sociais, culturais, étnicas, raciais, de gênero ou sexuais. O que reforça a responsabilidade da organização escola em contribuir mais efetivamente para o debate e reflexão desses temas contemporâneos, visando o enfrentamento das discriminações, a promoção da igualdade, do respeito as diversidades, dos direitos da população LGBT e da consolidação dos Direitos Humanos na sua integralidade.

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Jessica Pereira Casali, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Bolsista CAPES.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente dos Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publié-e

2019-03-09

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PEREIRA CASALI, Jessica; PERES GONÇALVES, Josiane. População LGBT em âmbito escolar: preconceitos e discriminações x direito à educação e cidadania. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–18, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i5.55095. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55095. Acesso em: 9 nov. 2024.

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