• Medicalização e fracasso escolar: introdução à construção do discurso hegemônico.
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53834Résumé
Fruto de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão de forma crítica sobre o caráter biologicista presente no discurso hegemônico da atualidade (característica própria do positivismo e imediatismo da sociedade capitalista) sobre o fracasso escolar como fruto da desigualdade social, enfatizando seu processo de construção histórico-social baseando-se nos princípios liberais. Sendo destacado que a concepção de fracasso escolar é produzida pela classe burguesa dominante, utilizando-se da mesma como instrumento para a massificação e consolidação da medicalização com o propósito de busca pela “cura” aos supostos distúrbios que são considerados entraves para a concretização do processo de aprendizagem. Conclui-se que para analisar os supostos “distúrbios de aprendizagem” é necessário ressaltar as relações sociais no modo de produção em que o sujeito está inserido, enfatizando as influências histórico-culturais na constituição do mesmo, e que principalmente, esse discurso atual é uma premissa idealizada e construída no decorrer da consolidação do sistema capitalista.
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Références
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