• Medicalização e fracasso escolar: introdução à construção do discurso hegemônico.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53834

Résumé

Fruto de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão de forma crítica sobre o caráter biologicista presente no discurso hegemônico da atualidade (característica própria do positivismo e imediatismo da sociedade capitalista) sobre o fracasso escolar como fruto da desigualdade social, enfatizando seu processo de construção histórico-social baseando-se nos princípios liberais. Sendo destacado que a concepção de fracasso escolar é produzida pela classe burguesa dominante, utilizando-se da mesma como instrumento para a massificação e consolidação da medicalização com o propósito de busca pela “cura” aos supostos distúrbios que são considerados entraves para a concretização do processo de aprendizagem. Conclui-se que para analisar os supostos “distúrbios de aprendizagem” é necessário ressaltar as relações sociais no modo de produção em que o sujeito está inserido, enfatizando as influências histórico-culturais na constituição do mesmo, e que principalmente, esse discurso atual é uma premissa idealizada e construída no decorrer da consolidação do sistema capitalista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Wanderson Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação - UFG

Gina Glaydes Guimarães de Faria, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação

Références

EIDT, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de pesquisa. São Paulo, v.40, n.139, p.121-146, jan./abr., 2010.

GARRIDO, Juliana ; MOYSÉS, Maria Aparecida A. Um panorama nacional dos estudos sobre a medicalização da aprendizagem de crianças em idade escolar. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa. (Orgs.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

SIGNOR, Rita de Cassia Fernandes ; BERBERIAN Ana Paula ; SANTANA, Ana Paula. A medicalização da educação: implicações para a constituição sujeito/aprendiz. Educ. Pesqui. , São Paulo, Ahead of print, out. 2016.

PATTO, Maria Helena S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-01

Comment citer

LIMA, Wanderson Pereira; GUIMARÃES DE FARIA, Gina Glaydes. • Medicalização e fracasso escolar: introdução à construção do discurso hegemônico. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–17, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.53834. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/53834. Acesso em: 9 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres