A GESTÃO DOS DADOS ACADÊMICOS NA REGIONAL JATAÍ DA UFG: SISTEMA DE REGISTRO ACADÊMICO E AS FORMAS, NÚMEROS, CATEGORIAS DE INGRESSO NA GRADUAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53063Mots-clés :
Educação. Gestão. Planejamento.Résumé
A gestão dos dados acadêmicos é importante para subsidiar a tomada de decisões e a criação de políticas institucionais que visem a excelência universitária. A Regional Jataí da UFG passa por um processo de emancipação e criação da Universidade Federal de Jataí e neste contexto, conhecer seu funcionamento e organização são fundamentais para o planejamento estratégico e direcionamento de ações. O presente artigo é resultado da análise diagnóstica institucional realizada por uma das comissões criadas para estudos sobre o desmembramento da regional, e objetivou compreender a gestão dos dados acadêmicos, seu sistema de registro acadêmico, as formas, os números e as categorias de ingresso na graduação da Regional Jataí da UFG, bem como as atividades pertinentes ao centro de seleção. Verifica-se uma evolução na estrutura organizacional da Regional Jataí no que tange a gestão dos dados acadêmicos, maior autonomia devido a nova estrutura da UFG e a implantação de um novo sistema de registro acadêmico com plataforma on-line e consequentemente, maior acesso aos dados.Téléchargements
Références
ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2003.
BARBOSA, A. M.; CAL, C. W.; FERREIRA, R. L. L. A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia. Anais: XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Mar del Plata – Argentina, novembro de 2017.
BRASIL, M. D. (2014). Instrumento de Avaliação Institucional Externa - Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica. Brasília.
BRASIL, M. D. (2015). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Presencial e a distância. Brasília.
COLOMBO, S. (2013). Gestão Universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso.
COLOMBO, S., RODRIGUES, G., (2011). Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed.
PIRES, C. (2016). Quer Estudar na UFG? Veja as formas de ingresso. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/93836-quer-estudar-na-ufg-veja-as-formas-de-ingresso> Acesso em: 10/08/2016. Goiânia.
RUSSO, M. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: e-papers Serviços Editoriais, 2010.
UFG, R. G. (2018b). Apresentação – CAVI. Disponível em: <https://cavi.prodirh.ufg.br/p/741-apresentacao-cavi> Acesso em: 14/05/2018.
UFG, R. G. (2018a). Centro de Seleção: Quem somos. Disponível em: <http://www.cs.ufg.br/p/1393-quem-somos> Acesso em: 14/05/2018.
UFG, R. J. (2018c). Agora somos Universidade Federal de Jataí. Disponível em: <https://jatai.ufg.br/n/104919-agora-somos-universidade-federal-de-jatai> Acesso em: 14/05/2018.
UFG, C. U. (2010). Resolução - CONSUNI Nº24/2010. Goiânia: UFG.
UFG, P.-R. d. (2013). Câmpus Jataí: Autoavaliação Institucional 2011-2012. Goiânia: PRODIRH/FUNAPE.
UFG, R. J. (2015). Planejamento da estrutura da Regional Jataí conforme o novo estatuto da UFG. Jataí: Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.
UFRN, S. (2016). SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Disponível em: <https://www.info.ufrn.br/wikisistemas/doku.php?id=suporte:sigaa:visao_geral> Acesso em: 10/08/2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.