Relação público-privado na educação brasileira e os reflexos na educação no trabalho docente
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.52111Résumé
O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem como objetivos: analisar a educação e a relação público-privado a partir das principais reformas educacionais no contexto histórico de determinados períodos da história do Brasil e conhecer as implicações desse embate no trabalho docente. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos fundamentar teoricamente a temática por meio de um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de materiais já publicados. Considerando a relevância do tema, buscamos elucidá-lo por meio de autores que tratam da temática, considerando suas análises. Para fundamentarmos nossa compreensão, buscamos nos textos de Aranha (2006), Buffa (2005), Bonamino (2003) Dourado (2001), Vieira (2001), dentre outros. Os referidos autores corroboraram no sentido de compreendermos que a educação que está posta e configurada atualmente é fruto do longo processo de lutas e entraves ocorridos na história brasileira. As análises de tais autores cooperaram para que entendamos que a educação pública e de qualidade ainda é um desafio em nossos dias.
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