A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS PELAS IMAGENS

Auteurs-es

  • Edson José Diniz Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores (FFP)
  • Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51390

Mots-clés :

Produção do Espaço, Ensino de Cidade, Imagens.

Résumé

A educação geográfica visa a estimular a capacidade reflexiva, analítica e crítica dos estudantes referente aos fenômenos geográficos que ocorrem na escala local e também no âmbito global. Nessa lógica, estudar a cidade, nesse caso, o município de Duque de Caxias, torna-se um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, para a construção do conhecimento geográfico dos estudantes. Isto se dá, pois, além de ser lócus de suas práticas espaciais, contém importantes elementos que podem ser dialogados no decorrer das aulas, como: os espaços de lutas e contradições; a presença dos símbolos e as questões econômicas, sociais, urbanas e ambientais. O uso de imagens nesse trabalho, para a apresentação dos conteúdos sobre Duque de Caxias, foi um importante recurso didático, abrindo espaço para opiniões, questionamentos e maior diálogo entre docente e discente. Como metodologia de pesquisa, buscou-se trabalhar com o referencial teórico-metodológico qualitativo, precisamente o estudo de caso, cujo fato importante não era a aquisição de dados estatísticos, mas problematizar o porquê e o como ao relacionar os conteúdos e os conceitos geográficos ao espaço cotidiano dos alunos. Como resultado final, foi possível observar a participação ativa dos alunos com as atividades realizadas, uma vez que aqueles apresentaram um nível maior de opiniões, questionamentos e apresentações de soluções para as problemáticas discorridas, além de favorecer uma maior interação e diálogo entre docente e o discente.

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Edson José Diniz Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Professora Substituta do CTUR-UFRRJ. Atualmente trabalha na UERJ-FFP no Departamento de Geografia com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Coordenadora Projetos FAPERJ e CNPQ.

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Publié-e

2018-07-07

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LEITE, Edson José Diniz; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS PELAS IMAGENS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 14, n. 2, p. 01–23, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51390. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/51390. Acesso em: 3 févr. 2025.