O ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO E O SUSTENTAR DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: O ensino de psicologia para formação de professores na educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.41559Mots-clés :
Psicologia. Educação. Formação de professorRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de estágio em licenciatura em Psicologia, que foi desenvolvida por meio de ações voltadas para a formação de auxiliares educativas e professores da educação infantil. Através da reflexão sobre esta experiência, buscou-se problematizar a relevância do estudo de caso etnográfico enquanto um método que permite o sustentar da tensão teoria e prática na relação entre Psicologia e educação. O estágio foi realizado durante o ano de 2013 na disciplina “Estágio supervisionado em formação do professor de Psicologia” que compõe a grade curricular de formação complementar em licenciatura do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (regional Goiânia). O grupo de estágio foi composto por três acadêmicas e a realização das atividades ocorreu em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em Goiânia. O desenvolvimento do trabalho foi fundamentado no método etnográfico, através de observações de campo, entrevistas com atores escolares (coordenadora eauxiliares educativas) e análise documental (proposta político-pedagógica para educação infantil), seguidas de intervenção no campo através de um curso de curta duração ministrado pelas acadêmicas. No que diz respeito aos resultados obtidos, permanece o desafio de se manter a tensão da relação dialética entre teoria e prática, sem que haja a supremacia de uma sobre a outra. Nesta experiência de estágio a metodologia de estudo de caso etnográfico constituiu-se enquanto um meio fundamental para viabilização de tal processo.
Palavras-chave: Psicologia. Etnografia. Formação de professor.
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