FORMAÇÃO CONTINUADA: O que pensam os professores da escola pública em Ituiutaba?
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.38803Mots-clés :
Formação Continuada de professores. Escola pública. Educação BásicaRésumé
Este texto é o resultado de um estudo acerca da formação continuada de professores numa escola pública e estadual da cidade de Ituiutaba –MG: a escola Y. Enquanto alunas do curso de pedagogia da UFU inseridas no Pibid que atua nesta escola, nos interessamos em conhecer o que pensam os professores da educação básica. Assim, indagamos como se configura a formação continuada dos professores da referida escola, quais cursos eles fazem? Em quais instituições de ensino eles fazem? Qual o tempo de duração destes cursos? Se os governos federal, estadual, e municipal oferecem este tipo de formação e se existem fatores que motivam esta formação, para favorecer a conciliação desta com as atividades docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos pautamos nos posicionamentos de Ferreira (2006), Freitas (2007) e Dias (2012) e a partir desse referencial teórico, utilizamos o método da entrevista, como nosso principal instrumento metodológico de pesquisa na referida escola. Nos resultados, verificamos que de fato estes professores realizam formação continuada, entretanto, detectamos desafios e obstáculos para que estes se vejam totalmente motivados e interessados em continuar em formação, diante de como esta formação tem acontecido no município.
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Références
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