CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA SALA DE AULA: passando por bruxa negra e de preto fudido a pretinho no poder. [doi] 10.5216/rir.v11i2.38792
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.38792Mots-clés :
Relações étnico-raciais. Identidade negra. Sala de aula.Résumé
RESUMO
Este artigo coloca em debate as questões referentes à educação das relações étnico-raciais e à formação da identidade negra no cotidiano da sala de aula. Busca-se compreender como os (as) alunos (as) negros (as) percebem e vivenciam essas relações de identidade e alteridade e de que maneira é construída (ou não) a identidade negra neste espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública do município de Ituiutaba - MG, numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental. Objetivou-se responder a questão: como as crianças negras constroem sua identidade racial na sala de aula? Procurou-se também compreender como os sujeitos da pesquisa se apropriam de conhecimentos sobre e vivenciam as relações étnico-raciais em seu cotidiano. A fim de responder a essas questões, foi utilizada como metodologia a observação participante, acompanhada do diário de campo. As análises basearam-se no referencial teórico selecionado, no qual consta, dentre outras fontes, a Teoria das Representações Sociais (TRS). A análise mostrou que a construção da identidade negra positiva no contexto escolar é um processo difícil e contraditório. Entendeu-se que as relações étnico-raciais nesse espaço podem trazer sérias consequências à autoestima dos alunos ao longo de suas vidas. Constatou-se que os estudantes negros convivem diariamente com xingamentos e depreciações em relação à sua pertença identitária. Raros são os momentos em que há exaltação da negritude. Necessita-se que a escola exerça o seu papel formador na perspectiva de planejar, de forma sistêmica, atividades que combatam o racismo em seu interior.
Téléchargements
Références
ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos
de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf> Acesso em: 20. nov. 2013.
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004. Disponível em : < http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2014.
_______. Lei 10.639/03: Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade
da temática história e cultura afro-brasileira. Brasília, DF, 2003.
BROWN, Mano. Intérprete: Racionais Mc’s. Racistas otários. In: BROWN, Mano. Holocausto Urbano. [S.l]: Zimbabwe, 1990. 1 disco sonoro. Faixa 5. 2014.
______; DEXTER, Marcos; FUNÇÃO, Di. Intérprete: Dexter; Mano Brown; Função. Eu sou função. In: BROWN Mano; DEXTER; FUNÇÃO. Exilado sim, preso não! [S.l: S.n.], 2006. 1 disco sonoro. Faixa 10.
______; ROCK Edi. Intérprete: Racionais Mc’s. Negro drama. In: BROWN Mano; ROCK Edi. Nada como um dia após o outro dia. [S.l]: Cosa Nostra, 2002. 1 disco sonoro. Faixa 5.
CAVALLEIRO, Eliane. D. S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000. 110 p.
CORSI, Adriana Maria; LIMA, Emília F. de. Práticas Pedagógicas no ensino fundamental na perspectiva do multiculturalismo crítico. Currículos sem fronteiras, São Carlos, v.10, n.2, p.158-182, Jul/Dez 2010.
DIÁRIO de campo. Ituiutaba. [s.n], 2013.
FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FRANCO, Nanci Helena. R. Imagens no espelho: percepção de adolescentes negros sobre o seu pertencimento étnico-racial. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012. São Cristóvão, SE. Anais... São Cristóvão, SE, [S.n.], 2012, p. 1-15.
GARCIA, Renísia Cristina. G. Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira: 1993 – 2005. Brasília: INEP, 2007.
GUIRADO, Marlene. Diferença e alteridade: dos equívocos inevitáveis. In: Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
GOMES, Nilma L. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu. São. Paulo, n. 6-7, p. 67-82, abril 1996.
______. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, [s.l], n. 21 Set/Out/Nov/Dez. 2002.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. In: SOVIK, Liv (Org.). Representação da UNESCO no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 434 p.
______. A identidade cultura na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102 p.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
LEITE, Luciane Andréia, R. Era uma vez uma menina muito bonita: uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em uma turma de alfabetização. In: Cadernos de aplicação. Porto Alegre v. 18, n. 1-2, jan/dez. 2005.
LIMA, Maria da Glória, S. B.; PEREIRA, Vanderléa, A. A pesquisa etnográfica: construções metodológicas de uma investigação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 6., 2010.Teresina. Anais... Teresina: EDUFPI, 2010, p. 1-13.
LUO, Pregador. Intérprete: Apocalipse 16. Vou colher sorrindo. In: LUO Pregador. Apresenta 7T. [S.l]: 7Taças, 2007. 1 cd sonoro. Faixa 1.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999. 152 p.
PIRES, Gabriela. Fragmentos do descobrir-se negra. In: Blogueiras negras. Disponível em < http://blogueirasnegras.org/2014/01/14/fragmentos-descobrir-se-negra/> Acesso em 05 fev. 2014.
PROGRAMA de educação tutorial – PET – (Re) conectando Saberes, fazeres e práticas: rumo à cidadania consciente. Universidade Federal de Uberlândia. 2010. Disponível em: <http://www.petreconectando.facip.ufu.br/> Acesso em: 18 jan. 2013.
MC’S, Racionais. Intérprete: Racionais Mc’s.Capítulo 4 Versículo 3. In: MC’S, Racionais. Sobrevivendo no inferno. [S.l: S.n.], 1998. 1 disco sonoro. Faixa 03.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.