O ENSINO NOS ANOS DE ALFABETIZACAO MATEMÁTICA [doi] 10.5216/rir.v11i2.38071

Auteurs-es

  • Rosemara Perpetua Lopes UFG Regional Jataí

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.38071

Mots-clés :

Ensino de Matriz Energética. Educação CTS. Formação de Professores.

Résumé

Apresenta-se uma pesquisa que tem como objetivo geral investigar o tratamento conferido à alfabetização matemática nos dois primeiros anos escolares, com vistas à melhoria do ensino dos conteúdos dessa área no Ensino Fundamental I. O estudo adquire relevância em face da dificuldade dos alunos em aprender Matemática, do baixo rendimento que apresentam nesse campo, da escassez e precariedade do tratamento conferido à mesma na Educação Infantil, da falta de familiaridade do aluno do curso de Pedagogia com o conhecimento matemático e de domínio sobre o ensino e a aprendizagem matemática nos primeiros anos escolares, especialmente nos de alfabetização. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por análise documental, tendo como fontes projetos político-pedagógicos de escolas municipais de Jataí, Estado de Goiás. O desenvolvimento inclui bibliográfica na etapa inicial, a partir de fundamentação teórica pertinente à alfabetização matemática e aos conhecimentos do professor que ensina Matemática.

 

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Publié-e

2015-10-15

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LOPES, Rosemara Perpetua. O ENSINO NOS ANOS DE ALFABETIZACAO MATEMÁTICA [doi] 10.5216/rir.v11i2.38071. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.38071. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/38071. Acesso em: 3 févr. 2025.

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